O investimento global em publicidade deve crescer 4,9% em 2025, chegando ao valor total de 992 bilhões de dólares, segundo uma estimativa da dentsu. Para todos esses anunciantes, a Kantar então traz uma boa notícia: a receptividade à comunicação das marcas vem aumentando ano a ano. A seguir, veja mais dados positivos que estão presentes no relatório Media Reactions 2025.
Destaques da relação dos consumidores com a publicidade:
- a receptividade do público aos anúncios subiu de 47% em 2024 para 57% em 2025;
- em Santa Catarina, 64% da audiência de rádio confia nos comerciais ouvidos;
- a comunicação multiplataforma é essencial para melhorar os resultados da marca;
- e a NSC permite ter retornos reais com a sua publicidade em Santa Catarina.
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O aumento da receptividade dos consumidores à publicidade
A Kantar entrevistou cerca de 21 mil consumidores em 30 mercados pelo mundo afora para saber como eles têm respondido à publicidade. No levantamento chamado Media Reactions 2025, o principal destaque foi a crescente receptividade do público global em relação à mídia publicitária nos últimos anos.
Em 2025, mais da metade dos consumidores, ou 57% do público, demonstrou-se aberto a anúncios de um modo geral. Isso representa uma evolução de 10 pontos percentuais na comparação com 2024 e a maior mudança no sentimento positivo do público desde 2020. Ainda em 2023, por exemplo, o índice estava em 38%.
Os consumidores da América Latina estão justamente nessa média global de abertura à publicidade. Mas, se pudéssemos isolar os dados no contexto de Santa Catarina, o patamar de receptividade aos anúncios com certeza seria maior.
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) oferece um bom indício nessa direção. Na pesquisa “A Força do Meio Rádio em Santa Catarina”, os dados mostram que 64% dos catarinenses confiam nos comerciais que ouvem nesse meio.
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A integração é chave para o sucesso das campanhas publicitárias
A maior receptividade do público à comunicação das marcas é um bom sinal para os anunciantes, mas ainda não é uma garantia de sucesso na publicidade.
De acordo com a Kantar, uma parcela significativa do impacto de uma campanha nos indicadores-chave de desempenho da marca vem do trabalho conjunto entre diferentes mídias. Mais precisamente, 45% desse impacto nos KPIs.
Essa não é uma novidade se você já acompanha o Negócios SC há algum tempo. Por anos temos batido nessa tecla, como ao analisar um estudo da Spectrum Reach com a Magna Global que diz: anunciar em três plataformas diferentes é melhor que estar em somente uma. Além disso, a comunicação multiplataforma é capaz de impulsionar tanto as métricas de fundo de funil quanto as do topo.
Inclusive, é importante mesclar os canais on-line e off-line na estratégia de publicidade. O consumidor pode não perceber uma separação no consumo de mídia, mas cada canal tem suas forças específicas na comunicação das marcas.
Felizmente, os anunciantes parecem estar no caminho certo. A percepção de integração das campanhas pelo público aumentou de 58% para 66% ao longo da última década.
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Tenha resultados reais com a publicidade em Santa Catarina
Os próprios veículos da NSC têm ótimos exemplos de marcas que mesclam a publicidade on-line com a off-line para atingir resultados excelentes.
O case de sucesso do Beiramar Fashion Trends é uma boa prova disso. Com uma estratégia 360° elaborada pela NSC, envolvendo matérias e transmissões pelo NSC Total, a cobertura nas rádios Itapema FM e Atlântida, a divulgação nos perfis do Instagram dessas emissoras e a reverberação na NSC TV, o projeto atingiu mais de 5 milhões de impactos para o Beiramar Shopping.
Outro exemplo relevante é o do Hotel Termas do Gravatal. A presença na Itapema FM e uma ação de conteúdo patrocinado no NSC Total transformaram o que seria uma possível crise para o negócio em um crescimento da ocupação.
A GoldKo seguiu esse passo, investindo em conteúdo no NSC Total e na comunicação da marca na rádio, para ter sucesso com as vendas de chocolate na Páscoa 2025.
— O resultado foi muito melhor do que esperávamos e serviu para desmistificar que o que funciona é apenas o marketing em redes sociais — comentou Priscila Wessler, franqueada da GoldKo na loja do Shopping Continente, na Grande Florianópolis.
Então, quer saber qual é a estratégia mais indicada para anunciar sua empresa nos veículos da NSC? Experimente o Simulador de Campanha para encontrar uma recomendação personalizada de mídias que cabem no seu orçamento.