Uma pesquisa recente do Grupo OLX revelou que apenas 48% dos interessados na compra de imóvel no Brasil estão satisfeitos com a jornada no mercado imobiliário. Nas fases iniciais, o índice de satisfação é ainda menor, de 45%. Então, vamos olhar mais profundamente para essa procura, as expectativas que a guiam e os principais pontos de frustração.
Destaques da jornada de compra de imóvel no Brasil:
- 78% dos interessados procuram moradia na mesma cidade onde já vivem;
- imóveis usados, sem necessidade de reforma, lideram a preferência de busca;
- fotos atuais e informações completas dos imóveis são muito valorizadas;
- e 28% do público acha difícil encontrar o corretor ou a imobiliária ideal.
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Fatores que norteiam a jornada de compra de imóvel
É preocupante esse baixo nível de satisfação, considerando que a procura não está tão longe da realidade dos interessados.
Os dados da “Jornada do Consumidor — Compradores”, de setembro de 2025, mostram que 41% do público já comprou ou participou financeiramente da compra de outro imóvel.
Além disso, 78% procuram imóveis na mesma cidade. Um terço dos interessados pretende continuar até no mesmo bairro onde mora atualmente. Para completar, não há uma preocupação excessiva com o investimento, visto que 76% pretendem fazer a aquisição para moradia própria.
Mas dentro dessa busca aparentemente sem grandes desafios há claras preferências do consumidor. As casas de rua, por exemplo, lideram o interesse de compra de imóvel.
Tipologias de imóvel mais procuradas:
- Casa de rua: 48%
- Apartamento: 32%
- Casa em condomínio: 11%
- Chácara, sítio, fazenda: 3%
- Outro tipo: 6%
Mais ainda, o público procura imóveis usados que não precisem de reforma, apesar do aumento de 31,9% no volume de unidades lançadas no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com o Indicador Abrainc/Fipe. Seis em cada dez entrevistados manifestaram esse desejo.
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O que acontece na fase inicial da compra de imóvel?
A jornada de compra de imóvel leva um tempo mediano de quatro meses, segundo o Grupo OLX. Mas cada consumidor tem seu próprio ritmo:
- 31% estão buscando há menos de 2 meses;
- 30% estão buscando de 2 a 6 meses;
- 38% estão buscando há mais de 6 meses.
A fase inicial é um período também de descoberta e refinação dos interesses no mercado imobiliário. Esse é o momento de decidir a melhor localização e as características desejadas do imóvel, antes de conversar com os corretores e fazer as visitas.
Situações mais comuns no começo da jornada de compra do imóvel:
- Pesquisa de valores e preços: 59%
- Definição da localização: 51%
- Definição das características: 49%
- Visita presencial ao imóvel: 41%
- Visita ao bairro do imóvel: 41%
- Busca de informações sobre a localização: 38%
- Contato com corretores: 30%
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Presença digital faz a diferença para o mercado imobiliário
A busca pelo imóvel ideal é omnichannel, como em qualquer outra categoria presente na vida do consumidor moderno. Entretanto, os canais digitais são os mais usados na fase inicial, especialmente os portais especializados em anúncios de imóveis, as redes sociais e os sites de imobiliárias. Daí a importância de oferecer um perfil completo dos imóveis para facilitar a jornada de compra.
O que os compradores acham importante ao buscar imóveis na internet:
- Fotos reais e atualizadas: 95%
- Descrição completa: 94%
- Endereço completo: 93%
- Imagens da rua e do bairro: 90%
- Filtros específicos para encontrar o imóvel: 89%
- Atualização do status do imóvel: 88%
- Contato via WhatsApp: 88%
- Valor de IPTU e condomínio: 85%
- Comparação de preços na região: 83%
- Informação sobre o comércio e os serviços ao redor: 83%
- Busca de imóveis no mapa: 72%
- Tour virtual: 67%
- Simulação de financiamento: 66%
Para reforçar essa ideia, um levantamento da Brain Inteligência Estratégica aponta que 75% dos interessados em comprar ou locar imóveis são influenciados por tais informações.
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Pontos de insatisfação na jornada de compra do imóvel
Alguns aspectos da procura por imóveis poderiam ser melhores para o consumidor. Então, as empresas e os profissionais que conseguirem reduzir esses atritos têm boas perspectivas pela frente.
Aspectos com avaliações negativas na jornada de compra:
- Achar o corretor ou a imobiliária ideal: 28%
- Encontrar o imóvel dentro do tempo desejado: 28%
- Encontrar o imóvel dentro do orçamento: 23%
- Encontrar o imóvel na localização esperada: 21%
- Encontrar o imóvel com as características desejadas: 21%
- Conciliar a busca com outras atividades: 20%
Aproveite o tema para baixar o estudo do mercado imobiliário de Santa Catarina produzido pelo Negócios SC. Nele você encontrará oportunidades específicas para o Estado.


