5 dicas para aumentar a maturidade digital dos pequenos negócios

07/11/2025

5 dicas para aumentar a maturidade digital dos pequenos negócios

Uma pesquisa recente do Sebrae aponta que a maturidade digital dos pequenos negócios no Brasil cresceu em 2025. No entanto, o nível de digitalização das micro e pequenas empresas nacionais permanece baixo. Descubra, então, como sua organização pode amadurecer no uso das ferramentas digitais.

Dados sobre a maturidade digital dos pequenos negócios:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O nível de maturidade digital dos pequenos negócios

O Sebrae contou com mais de 7 mil entrevistados, entre microempreendedores individuais, donos de microempresas e empresas de pequeno porte, para avaliar o Indicador de Maturidade Digital (IMD) dos pequenos negócios no Brasil em 2025.

Na escala que vai de 0 a 80, o IMD neste ano ficou em 37. O resultado ainda é baixo, sem atingir o patamar médio, mas representa um crescimento de 6% em relação ao ano anterior.

A maturidade digital evoluiu em todas as regiões brasileiras e em empresas de todos os portes no ano de 2025, especialmente entre os microempreendedores individuais. Isso fez cair a diferença entre MEIs, MEs e EPPs no nível de adoção das ferramentas digitais.

— Os pequenos negócios sabem que precisam entrar neste mundo globalizado. A digitalização é fundamental para expandir os relacionamentos e ampliar oportunidades — comenta Décio Lima, presidente do Sebrae.

Então, você sabe como os pequenos negócios estão se digitalizando e podem avançar mais nesse sentido? Veremos isso adiante.

Como a NSC ajuda pequenos negócios a impulsionar a economia?

O uso das ferramentas digitais nos pequenos negócios

De acordo com o próprio Sebrae, o uso do meio digital pelos pequenos negócios brasileiros ainda é concentrado nas redes sociais e nos serviços bancários, com pouca especialização. Por exemplo, apenas 13% dos empreendedores usam a internet para cursos, marketplaces ou plataformas de gestão. Esse é um dos resultados da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025”.

Mesmo que 98% dos 7.182 entrevistados tenham o costume de acessar a internet, 47% do total relata usar aplicativos, softwares ou programas integrativos para gerir todas ou quase todas as atividades da empresa.

Também chama a atenção que, em pleno 2025, somente 44% dos empreendedores já fizeram uso de algum tipo de inteligência artificial (IA). Em Santa Catarina, o percentual é um pouco maior, de 49%, ficando atrás apenas do estado de São Paulo, com 51%.

Apesar da adoção em ritmo devagar, um levantamento da Edelman para a Microsoft revelou que 75% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras estão otimistas em relação ao impacto da inteligência artificial.

Os tomadores de decisão consideram estes os maiores benefícios da IA:

Não à toa, a capacitação em inteligência artificial é a mais desejada entre os pequenos negócios catarinenses.

Saiba como a inteligência artificial impactará seu trabalho.

Dicas para aumentar a maturidade digital da sua empresa

Quer aproveitar melhor a tecnologia na rotina? Aqui estão cinco áreas em que as ferramentas digitais podem ajudar seu negócio.

1) Produtividade

Se você procura uma solução para a gestão de tarefas, automação do fluxo de trabalho e melhor integração com outros membros da equipe, ferramentas como a Asana e o Trello contam com recursos de IA para facilitar seu dia a dia.

2) Textos

Soluções como o ChatGPT e o Gemini são conhecidas pela criação de textos com IA generativa. Mas temos uma lista de outras ferramentas textuais para tradução, revisão, SEO e transcrição.

3) Geração e edição de imagens

O Canva é uma mão na roda para quem está presente nas redes sociais. Ele conta com modelos adaptáveis nos principais formatos de comunicação e permite economizar tempo na produção de conteúdo. Além disso, como diversas outras ferramentas de imagem, ele oferece recursos de IA generativa.

4) Apresentações

Criar apresentações faz parte da rotina de qualquer negócio. Desde materiais internos até propostas para clientes, uma boa apresentação pode fazer toda a diferença. Portanto, selecionamos algumas soluções com inteligência artificial nesse sentido.

5) Estratégia de mídia

A NSC também oferece uma ferramenta para auxiliar na maturidade digital dos pequenos negócios.

O Simulador de Campanha é o recurso ideal para o marketing das empresas catarinenses porque mostra como anunciar no maior ecossistema de comunicação de Santa Catarina.

A partir de algumas informações sobre o seu negócio, como o público-alvo, o objetivo da campanha e o orçamento disponível, o sistema inteligente sugere um plano de mídia customizado.

Experimente gratuitamente o Simulador de Campanha!

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui