Black Friday 2022: veja dicas para ter sucesso nas vendas

05/09/2022

Vendas

Black Friday 2022: veja dicas para ter sucesso nas vendas

A Black Friday é sempre um momento agitado para o varejo. Só no e-commerce, a data em 2021 movimentou R$ 5,4 bilhões entre quinta-feira e sexta-feira, segundo informações da Neotrust. Com isso, o faturamento superou em 5,8% o registrado no ano anterior.

Mas a Black Friday 2022 terá um componente extra que deve mexer ainda mais com os consumidores e com os negócios. Em um período de apenas 36 dias, a partir de 20 de novembro, teremos a realização da Copa do Mundo no Catar, a própria Black Friday em 25 de novembro e o Natal.

Sua empresa está pronta para essa maratona? Acompanhe as cinco dicas a seguir que trazemos para você ter sucesso nas vendas.

1. Sua empresa deve entrar em campo mais cedo neste ano

A Black Friday 2022 acontecerá no dia 25 de novembro, mas há boas razões para suas estratégias comerciais e de comunicação começarem bem antes. A principal delas é a proximidade com a Copa do Mundo, com abertura marcada para 20 de novembro.

Mais do que nunca, agora em 2022 a antecipação será chave para aumentar as vendas no varejo. O Mundial tem um impacto próprio no mercado de consumo e as marcas podem aproveitar esse embalo para unir as paixões por futebol e descontos.

Inclusive, segundo uma pesquisa divulgada pela Globo, metade do público interessado na Copa prefere comprar o que planejaram para acompanhar os jogos na Black Friday 2022 por conta das promoções. Mas, para isso, os negócios precisam se antecipar.

Outro bom motivo para adiantar sua estratégia é garantir os melhores espaços de mídia para impactar o público. Além disso, é importante pensar em como será a transição entre as campanhas de Black Friday e Natal enquanto a torcida pela Seleção Brasileira ainda estiver à toda.

2. Dê atenção à classe B para decolar na Black Friday 2022

Você sabia que, mesmo sendo 38% da população catarinense, a classe B representa 52% de toda a renda disponível pelas famílias em Santa Catarina? Ou que 57% dos consumidores da Black Friday são dessa classe socioeconômica?

Esses dados constam em um estudo do Negócios SC exclusivo sobre a classe B e o poder econômico dela. Então, para saber como vender mais no final do ano, é preciso conhecer mais sobre o comportamento e as formas de impactar esse público.

Fique por dentro: A força da classe B em Santa Catarina.

Metade dos brasileiros querem comprar na Black Friday 2022. (Foto via Freepik)

3. Invista em social commerce e conteúdo útil

Metade dos consumidores brasileiros pretendem comprar na Black Friday 2022, como revela uma pesquisa da Behup para a Globo

A expectativa geral é por boas promoções. No entanto, há muito mais que o seu negócio pode fazer para atrair o público.

Por exemplo, que tal aproveitar que mais da metade dos internautas usa as redes sociais como fonte primária nas buscas on-line, segundo a Hootsuite e We Are Social, e transformar seus perfis em plataformas de vendas? Para isso, vale considerar a realização de transmissões ao vivo apresentando produtos em destaque, quem sabe até com a presença de influenciadores, para diferenciar a apresentação da marca.

Em um sentido mais amplo, conteúdo útil é sempre uma ótima maneira de destacar seu negócio. Além dos tradicionais anúncios de Black Friday, procure fazer curadorias de produtos relacionados entre si, apresentar tendências dentro do seu segmento e mostrar formas de aproveitar os itens em promoção. Essas são maneiras de agregar valor à sua mensagem.

4. Favoreça as compras por impulso na Black Friday

Grande parte do público brasileiro começa o planejamento das compras de Black Friday com semanas e até meses de antecedência. Entretanto, todo ano ainda há espaço para aquelas aquisições não planejadas.

De acordo com a pesquisa da Behup, em 2021 os principais motivos para a compra por impulso foram:

Por outro lado, dados da All In e Opinion Box mostram por que o consumidor no Brasil deixou de fazer alguma compra na Black Friday. Nesse sentido, os dois maiores problemas são:

Portanto, para favorecer as compras por impulso, é preciso não somente de bons atrativos, mas também de investimento em segurança on-line e uma comunicação que transmita confiança.

Leia também: One Stop Shop da NSC: o que é e por que aproveitar?

5. Equilibre os fatores preço e valor agregado

Falando em termos realistas, são poucos os negócios que conseguem oferecer descontos acima de 50% ou frete grátis e entrega rápida ao mesmo tempo. Então, tente encontrar outras formas de agregar valor à marca.

A confiança pela comunicação é uma delas, como já comentamos. A qualidade ou custo-benefício é outra. Isso sem falar na sustentabilidade e no compromisso social do negócio, fatores pelos quais muitos consumidores estão dispostos a pagar a mais.

Não existe uma resposta única sobre o que pode destacar sua empresa na Black Friday 2022. A boa notícia é que isso significa que há diferentes formas de se diferenciar e, seja qual for sua estratégia, a NSC pode apresentá-la a milhões de catarinenses.

Experimente agora nosso Simulador de Campanha e veja como é fácil começar uma campanha com a NSC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui