Como divulgar a responsabilidade socioambiental da marca?

22/08/2025

Como divulgar a responsabilidade socioambiental da marca?

A responsabilidade socioambiental das marcas é importante ou muito importante para 88,7% dos catarinenses na hora de decidirem as compras, segundo uma pesquisa recente do Sebrae SC. Mas não basta ser uma marca responsável, é preciso saber comunicar seus valores organizacionais e ações para o público. Então, o Negócios SC oferece algumas dicas para ajudar sua comunicação nessa área.

Aprendendo a divulgar a responsabilidade socioambiental da marca:

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Responsabilidade socioambiental é um fator de decisão

Assim como assumir a responsabilidade socioambiental é um compromisso sério da marca, comunicar essa responsabilidade também exige comprometimento de longo prazo. Portanto, vamos aprofundar por que esse tipo de comunicação é importante para seu negócio.

Para começar, as marcas responsáveis chamam a atenção do público na decisão de compra. Como ressalta a Kantar nesse aspecto, oito em cada dez consumidores buscam comprar de empresas que apoiam causas relevantes para eles.

Uma pesquisa da PwC com o Instituto Locomotiva também aponta que três em cada quatro brasileiros preferem marcas apoiadoras de causas sociais. Além disso, 55% do público no País tem prestado mais atenção nas causas que as marcas apoiam do que fazia uma década atrás.

Mais do que um diferencial aos olhos do consumidor, os brasileiros acreditam no dever de os negócios agirem positivamente no mundo. Por exemplo, 44% dos entrevistados em um levantamento conjunto de Google, MindMiners e Sistema B Brasil afirmam que as marcas precisam assumir a responsabilidade de proteger o meio ambiente.

Ou seja, ser um negócio sustentável e que contribui para o desenvolvimento de sua comunidade não é apenas mais uma opção. É uma questão de crescimento no mercado.

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Como divulgar a responsabilidade socioambiental?

O primeiro passo para uma marca ser reconhecida por boas práticas é realmente colocar em atos concretos os valores professados. Mais que uma estratégia de mídia, é preciso ter um plano de ação. Sem essa base sólida, a comunicação não se sustentará por muito tempo.

A partir disso, aqui estão algumas dicas para ajudar na sua divulgação.

Use o potencial do endomarketing

Os maiores embaixadores da marca podem estar dentro da própria empresa. Mas, para isso, eles precisam saber o que está sendo feito em prol do meio ambiente e da sociedade.

O endomarketing é a comunicação voltada ao público interno do negócio, isto é, aos seus colaboradores. E ele não serve somente para informar ações, recomendações e resultados. Também pode fazer o time se engajar e ter mais orgulho pelas práticas de responsabilidade socioambiental no ambiente de trabalho.

Invista em campanhas institucionais

É possível atrelar iniciativas mais conscientes a campanhas comerciais, como reverter parte das vendas ao apoio de uma causa. Entretanto, há o risco de que isso seja percebido como oportunismo, no pior sentido da palavra, pelos consumidores.

Uma forma mais segura de comunicar a responsabilidade socioambiental é por meio de campanhas institucionais. Elas permitem aprofundar a mensagem do que é a marca, quais são os valores dela e como trabalha.

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Inclua o conteúdo patrocinado na sua estratégia

Uma mensagem aprofundada precisa de tempo e de espaço. Não é algo que caiba em um simples banner digital. Daí a importância de incluir formatos mais longos na comunicação da responsabilidade socioambiental.

O conteúdo patrocinado com a NSC pode resolver esse desafio de diferentes maneiras. As matérias no NSC Total, o branded audio nas emissoras de rádio e os programetes de televisão estão entre as soluções à disposição do seu negócio, contextualizando o propósito da marca de uma forma interessante para o consumidor.

Apoie projetos socioambientais na sua região

Como destacamos acima, a comunicação envolvendo causas sociais e ambientais deve estar apoiada em ações. Em alguns casos, a própria ação já traz a comunicação consigo, como nos projetos especiais da NSC.

Iniciativas como o Termômetro Solidário e a Árvore do Bem proporcionam uma enorme visibilidade não só para as ações, como para os apoiadores, dentro do maior ecossistema de mídia em Santa Catarina. Tais projetos são ótimas oportunidades para divulgar a responsabilidade socioambiental da marca e comprovar que ela faz a diferença em causas importantes para os catarinenses.

Descubra qual projeto combina melhor com seu negócio falando com nossos consultores.

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