Natal 2023 deve ter o maior aumento das vendas desde 2013

01/12/2023

Vendas

Natal 2023 deve ter o maior aumento das vendas desde 2013

Nove em cada dez brasileiros pretendem comemorar o Natal 2023. Esse dado da Globo, resultado de uma pesquisa on-line pela plataforma PiniOn, serve para lembrar que o varejo está diante de uma ótima oportunidade para terminar o ano com boas vendas.

Os números também indicam o crescimento na intenção de presentear alguém na data. Se 54% compraram algo em 2022, 58% dos entrevistados pretendem dar presentes em 2023.

No ano passado, o 25 de dezembro já trouxe um aumento de 10,5% nas vendas do varejo, segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA). Para o Natal 2023, as expectativas do comércio, inclusive o de Santa Catarina, são também positivas.

Além disso, como informa a pesquisa da Globo, os lojistas ainda têm tempo de acelerar as campanhas de comunicação. Isso porque 46% dos consumidores do varejo físico e 37% dos consumidores on-line farão as compras de Natal durante os 15 dias que antecedem o evento. Saiba mais sobre as oportunidades para suas vendas!

O Natal com maior crescimento das vendas desde 2013

Na Grande Florianópolis, a expectativa do varejo é a melhor possível. Pelo menos, é o que indica a previsão do Sindilojas da Grande Florianópolis e Região e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O levantamento feito com comerciantes da região estima um crescimento de 5,6% nas vendas de Natal neste ano, em relação ao mesmo período de 2022. Se confirmado esse resultado, ele representará a maior variação positiva anual desde 2013. Naquele ano, o aumento foi de 4,9%.

A expectativa é baseada no desempenho recente do comércio varejista catarinense. Só no terceiro trimestre de 2023, o setor acumulou um crescimento de 3,8% no volume de vendas frente aos três meses imediatamente anteriores, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, do IBGE.

Outro sinal positivo da economia para as vendas do Natal 2023 vem da Fecomércio SC. Em setembro, a Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) cresceu mais 3,5%, na comparação com o mês anterior. Essa foi a décima oitava alta consecutiva do indicador, que voltou neste ano ao patamar otimista.

Ainda como destaca a Fecomércio SC, “a satisfação das famílias em agosto de 2023 está 61,5% acima da registrada em agosto de 2022”. Essa melhora deve se refletir em bons resultados nas vendas de dezembro.

Leia também: Veja as tendências do varejo e consumo em alta para 2024

Seis em cada dez consumidores devem presentear no Natal deste ano. (Foto via Freepik)

Maior ticket médio de vendas no Natal 2023

A Fecomércio SC traz outro levantamento bastante favorável ao varejo de Santa Catarina. Nele, foram entrevistados 2,1 mil indivíduos nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages para saber, sob a perspectiva dos consumidores, as expectativas para o Natal 2023.

Nesse sentido, o dado que mais chama a atenção refere-se à intenção de gasto dos catarinenses. O valor médio que o público pretende desembolsar com presentes é de R$ 689,18. Ou seja, podemos ter um ticket médio das vendas de Natal 30,5% superior ao pretendido no ano passado.

Os consumidores de Criciúma têm a maior intenção de gasto entre as cidades analisadas. Ali, o valor médio deve chegar a R$ 924,34. Outra pesquisa, desta vez da CDL, aponta que 40% dos criciumenses planejam gastar mais de R$ 500 em presentes neste Natal.

Intenção de gasto com presentes no Natal 2023:

Essa previsão de maior ticket médio é igualmente baseada na melhora financeira das famílias catarinenses. Como ressalta a Fecomércio SC, 48,5% dos entrevistados estão em situação melhor para o Natal 2023 do que estavam no mesmo período de 2022.

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Itens mais procurados para presente no Natal

Ainda de acordo com a Fecomércio SC, itens de vestuário lideram a procura dos catarinenses para presentear neste 25 de dezembro. Mais de um terço dos entrevistados (35,9%), pretende entregar algo do gênero. Brinquedos (21,5%), calçados (16,3%) e artigos de perfumaria e cosméticos (10,1%) aparecem em seguida na lista de preferências.

O consumidor no Estado deve comprar, em média, 4,43 presentes para o Natal deste ano. 

Já a pesquisa da Globo traz um destaque para panetones e outros doces na procura do público. Três em cada dez consumidores no Brasil pretendem presentear com itens da categoria.

Diante de todas essas informações, sua marca está pronta para as vendas no Natal 2023? Como vimos, boa parte dos interessados irá às compras nas duas semanas que antecedem a data. Isso dá tempo para os negócios turbinarem as campanhas de comunicação nesse período.

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