Novo estudo do setor automotivo traz dados imperdíveis

28/07/2023

Vendas

Novo estudo do setor automotivo traz dados imperdíveis

No primeiro semestre de 2023, o Brasil teve 934.519 automóveis e veículos comerciais leves emplacados, segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse resultado representa um crescimento de 9,76% no número de emplacamentos, em relação ao mesmo período de 2022.

Durante os últimos dias de junho, foram mais de 22 mil vendas do setor automotivo por dia. Um desempenho assim foi visto apenas em 2012, um ano histórico de emplacamentos no Brasil, quando o País comercializou mais de 3,6 milhões de automóveis e leves.

Isso mostra que a Medida Provisória n. 1.175, proposta pelo Governo Federal, foi um sucesso no objetivo de aquecer o mercado. Somente no dia 30 de junho, foram 27 mil unidades emplacadas.

Mas, em meio a tal cenário, como está o setor automotivo em Santa Catarina? E quais estratégias as empresas podem usar para fomentar as vendas? Descubra a seguir com um novo estudo do Negócios SC.

O setor automotivo em Santa Catarina

Se compararmos o mercado de veículos catarinense com a média brasileira, Santa Catarina teve um crescimento ainda maior no primeiro semestre de 2023.

No acumulado de janeiro a junho deste ano, foram emplacados 48.271 automóveis e comerciais leves no Estado, conforme revela a Fenabrave-SC. Como comparação, no mesmo intervalo de 2022 foram registrados 40.145 emplacamentos. Ou seja, houve uma alta de 20,24%.

Apenas no mês de junho de 2023, o setor automotivo em Santa Catarina vendeu 9.648 automóveis e leves, um salto de 39,95% frente às 6.894 vendas de junho de 2022.

Em geral, o setor automotivo do Estado — considerando também as categorias de motos, ônibus, caminhões e outros — cresceu 12,57% no primeiro semestre de 2023 ante o mesmo intervalo do ano anterior. Enquanto isso, a média brasileira registrou alta de 13,94%.

Como aponta o novo estudo do Negócios SC, com base em dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Santa Catarina ainda se destaca pela venda de veículos elétricos no Brasil. O Estado teve o terceiro maior número de emplacamentos na categoria, no acumulado de janeiro a maio deste ano, com 1.809 unidades. Em todo o País, a frota de veículos leves eletrificados chegou a 158.678 unidades em junho, ainda conforme a ABVE.

Leia também: Previsões e desafios para o mercado de automóveis no Brasil

A venda de carros está alta em 2023, revela a Fenabrave. (Foto via Freepik).

A intenção de compra dos catarinenses no setor automotivo

Para quem deseja vender mais nesse mercado, os dados da intenção de compra em Santa Catarina são bastante favoráveis.

Embora 64,2% dos catarinenses já possuam automóvel, 47,5% desse público pretende comprar no setor automotivo, segundo informações da Kantar IBOPE Media. Já entre os 35,8% das pessoas que não têm carro, metade delas demonstram a intenção de compra.

Principais perfis de quem pretende comprar carro em Santa Catarina:

Mais detalhes sobre o perfil do comprador no Estado estão no novo estudo do setor automotivo produzido pelo Negócios SC.

Outra informação interessante nesse sentido é que os automóveis usados são a preferência do consumidor catarinense.

Intenção de compra por tipo de automóvel:

No meio de tudo isso, ainda há uma boa notícia para as concessionárias autorizadas. É nelas que sete em cada dez catarinenses pensam em comprar carro. Em seguida, a venda particular e as lojas multimarcas despontam na mente do consumidor em Santa Catarina.

Leia também: Intenção de consumo em Santa Catarina é a maior desde 2020

O investimento publicitário no mercado automotivo

Então, como falar com esse público que tem a intenção de compra no setor automotivo do Estado?

O estudo também traz informações fundamentais nesse aspecto. Uma das mais impressionantes é a de que 96% de todo o investimento publicitário em TV aberta do setor automotivo em 2023 foi na NSC TV. Por sinal, a afiliada Globo em Santa Catarina vem batendo recordes de audiência no ano.

Você sabe por que os veículos da NSC dominam a publicidade nesse mercado? Entre as muitas razões que podemos apontar, destaca-se o fato de que eles conversam ao longo do mês com 80% dos consumidores que pretendem comprar carro em Santa Catarina.

Além disso, a NSC está presente nos meios mais consumidos por quem tem a intenção de compra no setor automotivo.

Consumo de meios por esse público:

Ainda vale destacar o fato de que, nos portais e na TV, a NSC tem o maior alcance da comunicação no Estado, segundo dados do Google Analytics e da Kantar IBOPE Media. Portanto, para quem deseja vender mais, anunciar nos veículos da NSC é uma excelente estratégia.

Veja mais dados a respeito no Estudo do Setor Automotivo, disponível para baixar gratuitamente e conhecer melhor esse mercado e o consumidor. 

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui