O que o consumidor pensa na hora de comprar carro?

15/12/2023

Vendas

O que o consumidor pensa na hora de comprar carro?

Entre janeiro e novembro de 2023, o Brasil emplacou mais de 3,7 milhões de veículos, de acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). Esse resultado representa um crescimento de 12,35% em relação ao mesmo período de 2023, um pouco acima dos 11,59% registrados em Santa Catarina.

Enquanto isso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) projeta um novo aumento de 7% nos emplacamentos em 2024.

Ainda em novembro, a Kantar revelou um importante relatório sobre o comportamento do consumidor na hora de comprar carro. A pesquisa analisou a jornada de compra no mercado de automóveis em diferentes países, incluindo o Brasil, e trouxe muitos dados a respeito, além de tendências do setor.

Veja os destaques do relatório “Connecting with the Automotive Community” (Conectando-se com a Comunidade Automotiva) a seguir. Para complementar a discussão, também trazemos insights de um estudo exclusivo do Negócios SC sobre o mercado de automóveis no Estado.

Comprar carro ou não comprar?

Em Santa Catarina, 64,2% dos habitantes possuem automóvel, segundo informações da Kantar IBOPE Media presentes no estudo do Negócios SC.

Já a Kantar internacional aponta um número ainda maior, de 80% de proprietários, mas com a ressalva de que essa pesquisa foi feita pela internet. Um público conectado costuma ter uma maior faixa de renda, influenciando o resultado.

Entretanto, um dado mais interessante diz respeito ao percentual de interessados em comprar carro, proprietários ou não. Esse é o verdadeiro público disponível para o setor automotivo.

Globalmente, 45% dos consumidores que possuem automóvel estão felizes com o veículo atual e não pensam em trocá-lo, mesmo que 56% dos proprietários tenham seus carros por três anos ou mais. Mas, no Brasil, o número de donos satisfeitos cai para 27%.

Cerca de metade dos entrevistados pela Kantar ao redor do mundo (49%) têm interesse em comprar carro, sejam eles proprietários, sejam aqueles em busca do primeiro automóvel.

Falando especificamente do mercado catarinense, 47,5% dos que já possuem carros pretendem comprar outro ou trocar o atual, enquanto 50% dos que não têm veículo próprio desejam adquirir um, conforme indica a Kantar IBOPE Media.

Leia também: Novo estudo do setor automotivo traz dados imperdíveis

Os brasileiros têm maior tendência a trocar de carro. (Foto via Freepik)

O que os consumidores procuram no mercado de automóveis?

De fato, a Kantar ressalta que 72% dos consumidores brasileiros entrevistados estão dentro do mercado de automóveis. Ou seja, estão interessados em comprar carro em algum momento, muito provavelmente em até dois anos. Esse é o maior percentual entre todos os países analisados.

Mas o que os consumidores buscam ao comprar um automóvel?

O fator mais importante, em nível global, é o preço do veículo. Ele aparece em 48% das respostas do público. Depois, vem a confiabilidade, com 34%. Os consumidores realmente não se importam com o país de origem do produto, mas valorizam marcas e modelos que transmitem confiança. Por fim, a economia em combustível e manutenção surge em terceiro lugar, mencionada por 32% dos indivíduos.

É interessante apontar que a comunicação pode influenciar os dois fatores mais decisivos na jornada de compra automotiva. Isso porque, em primeiro lugar, ela mexe com a percepção de valor das pessoas. A publicidade diz: preço é esse, mas o item valerá muito mais na vida do comprador. 

Mais ainda, as mídias de confiança do público tornam as marcas anunciantes mais confiáveis. Não à toa, como informa a Kantar IBOPE Media, a NSC TV concentrou 96% de todo o investimento publicitário do setor automotivo na televisão aberta de Santa Catarina em 2023.

Leia também: Dados impressionantes da audiência da NSC TV em 2023

Cresce o interesse por comprar carro elétrico ou híbrido

Outro dado relevante do estudo do Negócios SC para o mercado de automóveis refere-se ao fato de que Santa Catarina é o terceiro estado que mais concentra vendas de veículos elétricos no Brasil.

Ao voltarmos para o panorama global da Kantar, percebemos como a procura por carros elétricos ou híbridos já supera a de veículos a gasolina ou diesel entre os proprietários atuais. Mais da metade (54%) dos consumidores desejam comprar um carro híbrido ou exclusivamente elétrico, com ligeira preferência para a primeira opção.

Os fatores que ainda pesam contra a escolha de veículos elétricos são o preço e a falta de estrutura de carregamento próxima do consumidor. Mas já existe um entendimento difundido de que esses veículos não só poupam o meio ambiente, como geram economia de combustível para o comprador.

Inclusive, 56% do público que procura comprar carro elétrico está especialmente interessado na economia diária. Esse é um ponto que não pode ser esquecido na comunicação do segmento.

Quer ver agora mais dados específicos da jornada de compra de automóveis em Santa Catarina? Baixe o estudo do Negócios SC sobre o mercado automotivo  e fique por dentro do assunto.

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