Supermercados e atacarejos dividem a preferência dos brasileiros

25/09/2025

Supermercados e atacarejos dividem a preferência dos brasileiros

O varejo alimentar gera um consumo anual no Brasil acima de R$ 1 trilhão, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Isso representa 9,1% do produto interno bruto (PIB) do País. Na hora de comprar, os brasileiros então se dividem entre os supermercados e os atacarejos, como aponta uma nova pesquisa sobre o setor. Veja os dados a seguir, com os comentários do Negócios SC!

O consumo dos brasileiros em supermercados e atacarejos:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

Economia guia o comportamento do consumidor

A pesquisa “O jeito brasileiro de fazer mercado 2025”, realizada pela Offerwise para a Globo, oferece um retrato detalhado do público no País ao realizar compras no varejo alimentar. Para isso, foram ouvidos consumidores de todas as regiões, de variadas faixas etárias e de diferentes classes socioeconômicas.

Um dado que chama a atenção logo de início refere-se ao comportamento multicanal do consumidor. Seis em cada dez brasileiros têm distribuído as compras entre supermercados, atacarejos, minimercados de bairro e o e-commerce. O principal motivo para isso é a procura pelos melhores preços.

No cenário atual, 90% do público nacional sentiu que o preço de alimentos e bebidas aumentou em 2025, na comparação com o ano anterior. E 71% dos entrevistados estão até tentando diminuir as compras para economizar.

Conheça os quatro perfis de consumidores na alta dos preços.

O hábito de compras em supermercados e atacarejos no Brasil

A busca por economia tem sido uma porta aberta para os atacarejos. Como indica a Globo, 76% dos consumidores têm feito compras nesses estabelecimentos ou em lojas de preço baixo nos últimos tempos.

O atacarejo aparece até na frente do supermercado em presença na rotina do consumidor. Mas, no geral, ambos dividem a preferência de compras do público no varejo alimentar.

Tipo de mercado em que os brasileiros costumam comprar:

Além da jornada de compra multicanal, estamos falando de um consumidor muitas vezes híbrido. Três em cada dez brasileiros têm o hábito de comprar tanto em mercados físicos quanto pela internet. As maiores barreiras para a adoção do e-commerce no setor ainda são o frete (para 54% do público) e a falta de confiança na qualidade dos produtos entregues (para 56%).

Como aumentar a fidelização do consumidor em supermercados?

Tecnologias presentes na jornada de compra

O comércio eletrônico não é a única tecnologia transformadora no varejo alimentar. As próprias lojas físicas estão se modernizando de diferentes maneiras.

Uma das inovações mais presentes no setor são os caixas de autoatendimento. No Brasil, 63% dos consumidores já usaram esse recurso e 66% deles disseram gostar dessa opção. No entanto, é consenso que essa tecnologia ainda precisa melhorar.

Olhando mais à frente, os consumidores talvez nem terão de passar mais pelos caixas. Oito em cada dez entrevistados gostariam de poder pagar as compras diretamente pelo celular.

A personalização cada vez maior da jornada de compra é outro aspecto em que a tecnologia pode ajudar. A pesquisa destaca, inclusive, que 84% dos entrevistados gostariam de receber promoções personalizadas com base nas compras anteriores. Mas isso exige a capacidade de captar, processar e transformar dados em inteligência e ações estratégicas de maneira automatizada.

Pesquisa do Sebrae revela os hábitos de compra dos catarinenses.

A frequência de compras dos catarinenses em mercados

O varejo alimentar é um setor com um potencial enorme de movimentar também a economia de Santa Catarina. De acordo com o IPC Maps, as famílias catarinenses devem gastar R$ 35 bilhões com a alimentação no domicílio só em 2025.

Já o Sebrae SC revela no estudo “Retrato do Consumidor” que seis em cada dez consumidores no Estado compram alimentos e bebidas em mercados ao menos uma vez por semana.

Frequência de compra dos catarinenses no varejo alimentar:

Para completar, você sabia que 83% dos brasileiros já compraram em algum mercado depois de ver uma propaganda dele, como aponta a Globo?

Descubra agora como impulsionar suas vendas no setor com a NSC. Encontre a mídia certa para seu negócio com o nosso Simulador de Campanha inteligente.

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui