Veja os números do mercado de cervejas em Santa Catarina

05/12/2022

Novidade do setor

Veja os números do mercado de cervejas em Santa Catarina

O público catarinense está muito bem servido no quesito cerveja. Além de acontecerem em Santa Catarina alguns dos maiores festivais cervejeiros do Brasil, incluindo a segunda maior Oktoberfest do mundo, em Blumenau, a produção do Estado cresce em número de cervejarias, produtos registrados e reconhecimentos internacionais.

Santa Catarina, inclusive, tem o posto de unidade federativa no Brasil com maior densidade cervejeira, de acordo com o Anuário da Cerveja 2021, a edição mais recente divulgada. São 37.633 habitantes por cervejaria catarinense. O documento ainda coloca Santa Catarina como o terceiro estado com maior número de cervejarias em território brasileiro.

Tendo em vista esse importante mercado de cervejas no Estado, o Negócios SC traz a seguir os números do segmento, dados sobre o consumo e tendências da produção. Acompanhe!

Sobe o número de cervejarias em Santa Catarina

Ao todo, o Brasil alcançou o número de 1.549 cervejarias registradas no ano de 2021. Isso representa um crescimento de 12% em relação ao ano anterior.

Já Santa Catarina é responsável por 195 cervejarias desse total, com aumento acima da média brasileira. Por aqui foram 20% a mais de negócios no setor, nesse intervalo de tempo. Tal desempenho fez com que a indústria catarinense ultrapassasse Minas Gerais e assumisse o posto de terceiro estado com maior número de cervejarias no Brasil, atrás apenas de São Paulo (340 empresas) e Rio Grande do Sul (285 empresas).

As cervejarias de Santa Catarina também se destacam pelo total de produtos registrados. São 4.372 cervejas diferentes produzidas no Estado, ou 12,2% de todos os registros de produto da indústria cervejeira nacional. Nesse quesito, está na quarta posição entre as unidades federativas do País.

Entretanto, cabe a ressalva de que os números do Anuário da Cerveja consideram apenas os estabelecimentos e produtos devidamente registrados no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A quantidade real de cervejarias em Santa Catarina pode ser ainda maior, já que não estão consideradas aqui as cervejarias ciganas, com produção sob contratação, porque elas não são passíveis de registro no Mapa.

Leia também: Indústria de alimentos de SC conquista novos mercados

Quase 40% dos catarinenses consumiram cerveja nos últimos 12 meses. (Foto via Freepik)

Blumenau cresce na produção de cerveja

O crescimento da indústria cervejeira em Santa Catarina vem impulsionado pela ascensão do seu maior polo no setor: a cidade de Blumenau.

Em 2019, por exemplo, Santa Catarina não contava com uma cidade sequer entre os dez municípios brasileiros com maior número de cervejarias, segundo o Anuário da Cerveja. Então Blumenau apareceu no 10º lugar em 2021, empatada com Belo Horizonte, chegando a 15 cervejarias. Joinville vem logo em seguida, na 13ª posição, junto a Fortaleza e Petrópolis, com 12 estabelecimentos.

Outro ranking que passou a incluir Blumenau foi o de total de registros de produto por município. Agora a cidade do Alto Vale do Itajaí aparece como a 7ª mais bem colocada na lista, somando 636 cervejas registradas.

Mas a produção de cerveja em Santa Catarina, assim como no Brasil, é bem distribuída. Os dados do Mapa revelam que em 672 municípios do País há pelo menos uma cervejaria. Enquanto isso, 85 cidades catarinenses têm ao menos um estabelecimento do tipo. Ou seja, a indústria cervejeira espalha-se por 28,8% dos 295 municípios no Estado.

Leia também: NSC TV é a emissora mais vista o tempo todo em Blumenau

O consumo no mercado de cervejas em Santa Catarina

Um estudo do Negócios SC sobre o mercado de cervejas em Santa Catarina revela também o aspecto do consumo entre os catarinenses.

Com base em dados da Kantar IBOPE Media, o estudo aponta que 39% dos catarinenses consumiram cerveja nos últimos 12 meses. A maioria deles se define como “usuários médios”, ou seja, que bebem mais de uma vez por semana, mas não todos os dias.

Nessa questão do consumo ainda se destacam dois fatores: a preferência por cervejas claras e a fidelidade do consumidor no Estado. Entre os indivíduos que consumiram cerveja nos últimos meses em Santa Catarina, 83% declaram-se consumidores de cervejas claras. E 54% compram de uma única marca.

Leia também: Publicidade e entretenimento em vídeo impulsionam consumo

Tendências em destaque no mercado de cervejas

De acordo com o Kantar Worldpanel, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil. Mas dentro dessa popularidade há espaço para a diversificação no gosto do brasileiro.

Nesse sentido, despontam três tendências no mercado de cervejas: cerveja artesanal, cerveja sem álcool e cerveja funcional.

Cerveja artesanal

Sete em cada dez cervejarias artesanais no Brasil foram criadas entre 2016 e 2019, antes de o mercado sentir o impacto da pandemia, como revela a Associação Brasileira de Cervejarias Artesanais (Abracerva) em parceria com o Sebrae. Portanto, é uma categoria em forte expansão.

Cerveja sem álcool

O número de rótulos de cerveja sem álcool no Brasil aumentou de 70 para 700 em uma década, segundo a The Business Research Company. O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja ainda informa que as vendas do produto no País saltaram de 140 milhões de litros em 2019 para 260 milhões de litros em 2021.

Cerveja funcional

Cervejas sem glúten, low carb, zero carb e sem álcool procuram atender a um perfil de consumidor que gosta do sabor e da experiência social em torno da bebida, mas não quer descuidar da alimentação ou tem alguma restrição. Há potencial de crescimento nessa categoria.

Para saber mais informações a respeito e quais são as marcas mais consumidas pelos catarinenses, baixe o Estudo de Mercado de Cervejas.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui