A comunicação de nicho é sempre um desafio para as marcas. Afinal, como alcançar um público bastante específico no meio da população geral?
No caso da Schramm Cidadania Alemã há uma complexidade a mais: muitas pessoas não têm conhecimento sobre a possibilidade de obter a cidadania no país estrangeiro ou não conhecem o trabalho de assessoria para essa finalidade.
Mas a empresa vem mostrando que é possível superar isso. Os bons serviços prestados, o atendimento de qualidade e a presença na rádio Atlântida têm ampliado o alcance do negócio. A seguir, descubra o papel da NSC para gerar leads nesse mercado.
Comunicação além do “boca a boca”
A Schramm Cidadania Alemã é uma empresa relativamente nova que atua em um ramo específico. Isso explica por que tantos clientes chegam até a empresa por meio de pesquisas no Google ou indicações diretas.
— Fidelizar clientes em uma assessoria que acabou de abrir não é fácil. Atualmente, a grande maioria dos clientes vem até nós através de indicação de outros clientes ou pesquisando por cidadania alemã no Google, então conseguimos fidelizá-los com um atendimento claro e humanizado — comenta Gabriela Schreder, consultora responsável da Schramm Cidadania Alemã.
No marketing, o “boca a boca” e as redes sociais têm sido os principais meios de divulgação do negócio. Entretanto, há um limite até onde esses meios podem ajudar um negócio a crescer. Isso levou a empresa a considerar novas oportunidades para a comunicação.
— Não podemos deixar a empresa “estagnada”, uma vez que ainda é muito baixa a porcentagem de pessoas que têm conhecimento sobre a possibilidade de obter cidadania europeia — diz Schreder.
Esse foi o impulso para anunciar na NSC. O maior ecossistema de comunicação em Santa Catarina então mostrou como gerar leads para o serviço de assessoria.
Como gerar leads com a rádio?
Como em tantos outros cases de sucesso com a NSC, a empresa descobriu pelas chamadas de televisão a possibilidade de anunciar nos veículos líderes de audiência em Santa Catarina. Mas foi a conversa com o executivo de vendas da NSC que realmente selou o negócio.
— O atendimento foi fundamental para decidirmos fazer a divulgação, além, é claro, do fato de a Atlântida ser tão conhecida e atingir um público enorme — explica a consultora.
O Estado, especialmente o Vale do Itajaí, é um mercado estratégico para o negócio. Daí a escolha pela presença da marca na Atlântida Blumenau, que alcança 34 municípios na região.
— Santa Catarina é um dos estados que mais receberam imigrantes alemães e onde mora boa parte dos descendentes desses imigrantes. Vimos que essa divulgação atingiria nosso público-alvo — destaca Schreder.
A rádio traz uma dupla vantagem para os anunciantes. Em primeiro lugar, é um meio de comunicação de massa, capaz de falar com milhares de catarinenses ao mesmo tempo. Dados do Instituto IRP Rádios mostram, por exemplo, que oito em cada dez pessoas em Santa Catarina ouvem o meio.
Mas a rádio também oferece ótimas condições de segmentação dos anúncios por meio das emissoras, da área de cobertura e dos próprios programas. Isso torna a comunicação mais eficiente até mesmo em mercados de nicho. Foi isso que ajudou a Schramm Cidadania Alemã a gerar leads.
Presença na NSC aquece a demanda
A empresa está no caminho certo para crescer. Primeiro, porque mantém o foco no atendimento humanizado que faz os clientes indicarem o negócio para outros indivíduos.
— A Schramm Cidadania Alemã foi fundada com o intuito de ajudar pessoas a descobrir mais sobre seus ascendentes alemães e auxiliar no processo de cidadania alemã de quem tem direito. Fazer parte da história de tantas famílias com as descobertas que fazemos é incrível e motivador — revela Gabriela Schreder.
Então, a presença na NSC aumenta o alcance da marca para que esse bom trabalho chegue a mais pessoas. A qualidade do serviço e uma estratégia de mídia eficiente são dois lados da mesma moeda para o crescimento do negócio. A Schramm Cidadania Alemã é prova disso.
— Nossa demanda de atendimento aumentou muito após a divulgação com a NSC.
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