Produção industrial em Santa Catarina tem recuperação

16/10/2023

Novidades no setor

Produção industrial em Santa Catarina tem recuperação

A indústria brasileira tem passado por um período desafiador em 2023, mas vem se recuperando aos poucos. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, o setor registrou uma queda de 0,3% na produção industrial frente ao mesmo intervalo de 2022, segundo a Pesquisa Industrial Mensal, do IBGE.

Já em Santa Catarina, a indústria atravessa uma montanha-russa. Foram quatro meses de baixa em 2023 (janeiro, março, maio e julho), com outros quatro de alta (fevereiro, abril, junho e agosto).

Apesar do desempenho ainda negativo no geral, o setor dá mostras de recuperação. Por exemplo, o Estado registrou uma produção industrial de -4,1% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Então, no acumulado até agosto, o resultado foi de -3,1%.

Veja outros dados relevantes sobre a indústria de Santa Catarina a seguir!

A produção industrial em Santa Catarina

Como destaca Estela Benetti no NSC Total, a indústria foi o setor da economia catarinense mais afetado pela inflação e pela elevada taxa de juros, cuja primeira redução em 2023 ocorreu somente no início de agosto.

Inclusive, o Estado vem sentindo maiores dificuldades para retomar o crescimento do setor, se comparado à média nacional. Os dados do IBGE mostram que o Brasil teve alta na produção industrial de 0,5% em agosto deste ano, na comparação com o respectivo mês de 2022, e um desempenho acumulado de -0,3% entre janeiro e agosto. Enquanto isso, a indústria de Santa Catarina registrou índices de 0,2% e -3,1%, respectivamente.

Mas, em agosto, a produção de algumas categorias industriais no Estado conseguiu surpreender positivamente. As maiores altas foram lideradas pelos grupos de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (14,7%), produtos de borracha e de material plástico (13,8%) e produtos químicos (12,1%), em relação a agosto de 2022.

Por outro lado, segmentos importantes para a economia catarinense tiveram quedas expressivas nesse mesmo comparativo. Exemplos disso são os grupos de móveis (-23,1%) e confecção e vestuário (-15,6%).

A boa notícia é que o Índice de Confiança do Empresário Industrial voltou ao patamar de otimismo em setembro, de acordo com os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Observatório FIESC. Desde novembro de 2022 o indicador não atingia essa marca.

Leia também: O que faz de Florianópolis um exemplo de inovação no Brasil?

Setor industrial catarinense voltou à margem de otimismo em setembro. (Foto via Freepik)

Setores em que a indústria de Santa Catarina é líder

O Observatório FIESC traz outros dados interessantes sobre o setor industrial catarinense. O levantamento aponta que a indústria de transformação do Estado ultrapassou a do Rio de Janeiro na capacidade produtiva, assumindo a quinta posição nacional. A participação chegou a 6,6% do total brasileiro.

Com base nas informações do Valor Bruto da Produção industrial (VBPI) e da Pesquisa Industrial Anual (PIA) de 2021, avaliados pelo IBGE, a indústria de Santa Catarina ainda aparece como líder nacional em diferentes segmentos.

O Estado é líder de produção nas seguintes atividades:

No caso de fios, tecidos e têxteis, assim como na produção de tecidos de malha, a indústria de Santa Catarina chega a ser responsável por 55% da produção brasileira.

Leia também: Geração de empregos em Santa Catarina volta a crescer

Empregos na indústria catarinense

A recuperação do setor é muito importante para o Estado porque, mesmo no cenário adverso de 2023, a indústria catarinense acumula um saldo positivo na geração de empregos neste ano.

Das 70.450 novas carteiras assinadas entre janeiro e agosto em Santa Catarina, a indústria foi responsável por 16.989 delas. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

Em agosto, o setor conseguiu reverter uma tendência de queda que vinha desde o início do ano. Após um ritmo cada vez menor de novos empregos na indústria, os meses de junho e julho tiveram até mesmo um saldo negativo. No entanto, agosto interrompeu esse ciclo, com a abertura de 953 postos de trabalho.

A construção foi outro destaque na geração de empregos no mês, incluída pela FIESC no setor da indústria. Ela gerou 1.409 novos postos formais de trabalho em agosto e 12.053 no acumulado de 2023. O impulso veio principalmente de obras de infraestrutura, como a construção de rodovias e a melhoria na distribuição de energia elétrica no Estado.

Quer impulsionar a comunicação da sua indústria em Santa Catarina? A NSC tem soluções customizadas para sua estratégia. Experimente o Simulador de Campanha e descubra as oportunidades para seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui