Qual é a expectativa de consumo no Brasil e SC em 2024?

01/04/2024

Novidades no setor

Qual é a expectativa de consumo no Brasil e SC em 2024?

Os resultados recentes da economia brasileira são uma boa notícia para a expectativa de consumo no Brasil e em Santa Catarina. Então, vale acompanhar os dados do mercado para saber o que o consumidor espera em 2024, além do que você pode esperar dele.

Destaques da economia e expectativa de consumo:

Veja todos os detalhes a seguir com a análise do Negócios SC.

Panorama da economia brasileira em 2024

Um relatório do Banco BTG Pactual coloca o Brasil em uma posição única no cenário global — e no bom sentido. Em 2023, graças ao bom resultado do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o País voltou à lista das dez maiores economias do mundo, assumindo a nona posição.

O mercado de trabalho ocupa 100,2 milhões de pessoas no País e, no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, a taxa de desocupação ficou em 7,8%, como indica o IBGE. Houve uma alta de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre finalizado em dezembro devido ao ciclo sazonal dos empregos temporários.

No cenário econômico brasileiro, vale mencionar também a queda na taxa básica de juros. Após sucessivos cortes desde agosto de 2023, a Selic chegou aos 10,75% ao ano em março de 2024. Isso significa juros mais baixos para o consumo das famílias e para o investimento das empresas.

Ou seja, o ritmo da economia brasileira foi bastante positivo em 2023. Mas a desaceleração econômica em nível global deve afetar os indicadores nacionais.

Para 2024, o mercado prevê um crescimento do PIB de 1,85%, de acordo com o Relatório Focus de 22 de março. O Banco Central estima uma alta de 1,9%. Já o Ministério da Fazenda projeta um aumento de 2,2%. Todas as previsões apontam um resultado abaixo dos 2,9% registrados em 2023 justamente por causa da desaceleração global.

O Governo ainda prevê uma inflação de 3,5% em 2024. Enquanto isso, o Relatório Focus traz a estimativa de o índice chegar a 3,75%. De todo modo, será uma queda frente aos 4,62% de 2023.

Leia também: Organização financeira é prioridade em 2024 para o público

A expectativa de consumo no Brasil cresce com os bons resultados da economia. (Foto via Freepik)

A renda do brasileiro em 2024

Para falar da expectativa de consumo dos brasileiros, precisamos abordar outro aspecto importante da economia do País: a renda do trabalhador.

Em 2023, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta um crescimento de 3,1% na renda habitual média do trabalho no Brasil. Já a massa de rendimentos subiu 11,7% de um ano para o outro, representando a maior alta desde o Plano Real, conforme os dados do IBGE.

Esses resultados, ao lado da alta do mercado de trabalho e da baixa nos juros, geraram consequências bastante favoráveis para o poder de consumo dos brasileiros.

Não à toa, como aponta o Datafolha, sete em cada dez pessoas no Brasil acreditam que a vida vai melhorar ainda mais em 2024. Essa confiança impulsionará a expectativa de consumo ao longo do ano.

Ainda no quesito renda, Santa Catarina despontou com o quinto maior valor dos estados brasileiros no ranking da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Contínua. A renda média catarinense é 20% maior que o patamar nacional.

Leia também: Veja quanto a renda média de Santa Catarina cresceu em 2023

A expectativa de consumo para os próximos meses

Tanto no âmbito brasileiro quanto no cenário catarinense, a expectativa de consumo mostra-se otimista para os próximos meses. Em Santa Catarina, por sinal, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) está em um nível acima do período pré-pandemia, de acordo com a Fecomércio SC.

Já a pesquisa divulgada pela Globo revela que um percentual menor de brasileiros está tendo dificuldade de comprar porque tem dívidas para pagar antes.

Isso coloca diversos produtos no radar do consumidor. Vestuário e móveis, duas categorias que tiveram dificuldade de vendas em 2023, aparecem na lista de compras para os próximos meses. Eletrodomésticos, televisores, smartphones e automóveis também aparecem na lista de desejos do consumidor.

Para completar, a intenção de comprar os produtos em até três meses cresceu em todos os itens analisados pela pesquisa, que inclui calçados, acessórios, utilidades domésticas, artigos de decoração e produtos de autocuidado.

Leia também: 5 tendências de consumo que vão transformar sua marca

Respostas importantes sobre a expectativa de consumo em 2024

Aqui está um resumo das principais informações para guardar.

Qual é a previsão de crescimento da economia brasileira em 2024?

Em março deste ano, as previsões de alta do PIB variavam entre 1,85% e 2,2%, segundo o Relatório Focus e o Ministério da Fazenda, respectivamente.

Como chegou a renda dos brasileiros para este ano?

Houve um aumento de 3,1% na renda habitual média do trabalho no Brasil em 2023, de acordo com o Ipea. O IBGE também indica que o Brasil teve o maior ganho da massa de rendimentos desde o Plano Real.

Como está o nível de confiança do consumidor?

Sete em cada dez brasileiros esperam um ano melhor em 2024, conforme aponta o Datafolha. Uma pesquisa da PiniOn para a Globo indica esse mesmo nível de expectativa em relação à vida financeira. Em Santa Catarina, a Intenção de Consumo das Famílias já supera os índices pré-pandemia e está cada vez mais otimista, diz a Fecomércio SC.

Saiba como conquistar o consumidor catarinense com a ferramenta inovadora da NSC que vai ajudar na estratégia do seu negócio.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui