Indústria puxa a geração de empregos em Santa Catarina

25/03/2024

Novidades no setor

Indústria puxa a geração de empregos em Santa Catarina

O mercado catarinense entrou em 2024 com a menor taxa de desemprego do Brasil, de acordo com o IBGE. Agora a tendência é manter-se nesse patamar, com uma contribuição importante da indústria para a geração de empregos em Santa Catarina no início deste ano.

Por sinal, quer saber mais sobre o mercado de trabalho catarinense?

Você verá em seguida:

E ainda tem muitos outros dados da economia catarinense à sua espera. Acompanhe a análise do Negócios SC!

A geração de empregos em Santa Catarina e no Brasil em 2024

O painel de informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) mostra que o Brasil teve um saldo de 180 mil empregos com carteira assinada gerados em janeiro deste ano. O resultado é o dobro do registrado em janeiro de 2023, quando o País acumulou 90 mil novos postos de trabalho.

Santa Catarina começou este ano com um saldo de 26.210 novos empregos, também acima do resultado inicial de 2023, de 16.961 oportunidades criadas.

Com isso, o Estado teve o segundo melhor saldo de empregos do País em janeiro de 2024. Ele veio atrás somente de São Paulo, com 38.499 vagas de saldo.

Esse resultado é fruto do crescimento da indústria catarinense no período, como destaca o Observatório FIESC. É, igualmente, um estímulo para Santa Catarina continuar com a menor taxa de desemprego do Brasil. O Estado fechou o último trimestre de 2023 com um índice de 3,2%, conforme indicam os dados do IBGE.

Leia também: Economia catarinense cresce e impulsiona novas empresas

A indústria catarinense teve o segundo melhor resultado do Brasil. (Foto via Freepik)

O impacto dos setores na geração de empregos em Santa Catarina

De acordo com o Novo Caged, a indústria foi responsável por 69,2% dos postos de trabalho abertos em Santa Catarina no mês de janeiro de 2024.

A distribuição do saldo por setor ficou assim:

Vamos analisar melhor o desempenho de cada setor com os dados a seguir.

Indústria

No setor industrial estão incluídas tanto a indústria geral quanto a construção. A distribuição dos novos postos de trabalho formais nesses dois ramos ficou em 14.257 e 3.877 vagas, respectivamente.

Vale destacar que a indústria catarinense ficou em segundo lugar na geração de empregos na indústria nacional em janeiro. Novamente, apenas São Paulo teve um desempenho melhor, com um saldo de 44.443 oportunidades criadas no setor.

Em janeiro deste ano, a produção industrial de Santa Catarina ainda deu um salto em relação ao mesmo mês de 2023. Como observa a FIESC a partir dos dados do IBGE, o setor catarinense cresceu 6,3% no período. O desempenho foi acima da média brasileira, de 3,6%.

Serviços

O setor de serviços foi o que mais contratou, no geral, em janeiro de 2024. Em Santa Catarina, foram 57.863 admissões no mês. Mas também foi o que mais demitiu, com 51.056 desligamentos.

Entretanto, o saldo do setor foi positivo para a economia catarinense. O resultado veio junto a uma alta de 10,2% no volume de serviços em comparação com janeiro do ano anterior. A informação é da Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE.

Agropecuária

A agropecuária tem um impacto positivo sazonal na geração de empregos em Santa Catarina. Dezembro costuma ser um mês de baixa para o setor, que se recupera logo em seguida.

Em dezembro de 2023, por exemplo, o saldo do mercado agropecuário catarinense ficou em -2.217 vagas. Mas janeiro recompôs a quase totalidade desses postos de trabalho, com 2.175 carteiras assinadas a mais.

Comércio

O comércio é outro setor com comportamento sazonal. Após as contratações para Black Friday, Natal e Ano Novo, os lojistas voltam a reduzir o tamanho de suas equipes. Daí o resultado negativo do comércio catarinense em janeiro de 2024.

Mas a Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, revela que o setor começou o ano em crescimento. Houve uma alta de 1,2% no volume de vendas frente ao mesmo intervalo de 2023. Com isso, podemos esperar um saldo positivo de contratações em breve.

Leia também: Veja quanto a renda média de Santa Catarina cresceu em 2023

Destaques do mercado de trabalho catarinense

Vamos relembrar as principais informações sobre o saldo de empregos no Estado? O Negócios SC resume o conteúdo para você.

Qual foi o saldo da geração de empregos no início de 2024?

Em janeiro, o Brasil teve um saldo de 180 mil novos empregos formais, segundo o Novo Caged. O saldo de Santa Catarina foi de 26 mil postos de trabalho gerados no período.

Qual setor criou mais novas oportunidades com carteira assinada?

A indústria catarinense respondeu por 69,2% do saldo de empregos de Santa Catarina em janeiro de 2024. Foram cerca de 18 mil postos a mais no setor.

Por que o comércio perdeu colaboradores em janeiro?

Esse é um movimento sazonal do varejo. É esperado que o número de contratações suba com as vendas de final do ano, havendo mais desligamentos em janeiro para compensar.

Visite nossa página de pesquisas e estudos e aproveite para conhecer melhor a economia catarinense, o comportamento do consumidor e as oportunidades de cada setor.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui