Economia catarinense cresce e impulsiona novas empresas

11/03/2024

Novidades no setor

Economia catarinense cresce e impulsiona novas empresas

Existem muitas razões para abrir uma empresa em Santa Catarina, a começar pela competitividade do mercado catarinense. O Estado aparece como o segundo mais competitivo do Brasil, de acordo com o ranking elaborado pelo Centro de Liderança Pública. Já a capital Florianópolis aparece como a cidade mais competitiva do País na lista de municípios.

Diversas cidades de Santa Catarina também se destacam pela qualidade de vida, pela riqueza, pelo ecossistema favorável ao empreendedorismo e muitos outros quesitos.

Ainda podemos ressaltar a força e a resiliência da economia catarinense. Em 2023, a atividade econômica do Estado cresceu 2,6%, como aponta o índice do Banco Central do Brasil.

Saiba então como esse cenário vem contribuindo para o surgimento de novas empresas com os dados que o Negócios SC traz agora para você.

O crescimento da economia catarinense em 2023

Os resultados do Banco Central reunidos pelo Observatório FIESC mostram como a economia catarinense cresceu acima da média brasileira no final de 2023 e no acumulado do ano.

Apenas em dezembro, o Índice de Atividade Econômica (IBC) catarinense registrou um crescimento de 1,6% frente a novembro. Enquanto isso, a média nacional teve alta de 0,8%. Já em relação a dezembro de 2022, os aumentos foram de 3,2% e 1,4%, respectivamente.

O acumulado do ano, entretanto, foi mais próximo do patamar brasileiro. A atividade econômica de Santa Catarina cresceu 2,6% em 2023, na comparação com 2022, e o IBC-Br aumentou 2,4% no mesmo período.

O setor de serviços teve a maior variação positiva para a economia catarinense no ano passado. O crescimento setorial nesse caso foi de 8% no Estado, ante a alta de 2,3% em todo o Brasil.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) destaca igualmente o papel do agronegócio e do consumo das famílias para impulsionar o mercado estadual. De um lado, a oferta; de outro, a demanda. Isso contribuiu para mais um bom resultado da nossa economia.

Somente nas compras de supermercado, por exemplo, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) revela que o índice de consumo das famílias cresceu 5,99% no ano, em relação a 2022.

Leia também: Comércio, serviços, indústria e emprego em SC no ano de 2023

O consumo das famílias em 2023 manteve a economia catarinense em alta. (Foto via Freepik)

Novas empresas em Santa Catarina

O crescimento da economia catarinense favorece a abertura de empresas no Estado. Isso é o que observamos ao analisar os dados do Observatório JUCESC, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina.

Em todo o ano de 2023, foram constituídas 223.767 empresas catarinenses, contra 107.485 negócios extintos. O saldo, portanto, ficou em 116.282 novas empresas no Estado.

É importante notar que essa abertura de empresas veio acompanhada da queda do desemprego em Santa Catarina e no Brasil como um todo. Segundo o IBGE, o Estado fechou o último trimestre de 2023 com uma taxa de desocupação de 3,2%, enquanto o Brasil teve um índice de 7,4% no período, o melhor desempenho desde 2014.

Ou seja, muitas dessas novas empresas estão surgindo não por uma dificuldade de os trabalhadores entrarem no mercado de trabalho. Os novos negócios são fruto do crescimento da economia catarinense e brasileira, que abre diversas oportunidades para os empreendedores.

Agora em 2024, Santa Catarina continua nesse caminho favorável para o surgimento de novas empresas. Tanto que o saldo entre 1º de janeiro e 7 de março foi de 24.551 novos empreendimentos. 

Leia também: Veja quanto a renda média de Santa Catarina cresceu em 2023

As cidades mais empreendedoras de Santa Catarina

A partir do número de empresas em cada cidade do Estado, o Observatório de Negócios do Sebrae Santa Catarina chegou ao que seriam as cidades catarinenses mais empreendedoras. Os dados têm como base o Censo de 2022, do IBGE, além de informações da Receita Federal.

Nesse sentido, Balneário Camboriú é o município com maior número de empreendimentos pelo total da população. Ali há quase uma empresa para cada quatro habitantes. Itapema e Florianópolis vêm logo atrás nesse ranking do empreendedorismo catarinense.

Veja as dez cidades com maior número de empresas por habitantes em SC:

  1. Balneário Camboriú: 23,61%
  2. Itapema: 21,12%
  3. Florianópolis: 20,32%
  4. Biguaçu: 17,39%
  5. Porto Belo: 17,23%
  6. Bombinhas: 17,21%
  7. Itajaí: 17,09%
  8. Penha: 16,99%
  9. Garopaba: 16,96%
  10. Xanxerê: 16,62%

Algumas dessas cidades também aparecem na lista de “Melhores cidades para fazer negócios no Brasil em 2023”, feita pela consultoria Urban Systems.

Itajaí e Florianópolis, por exemplo, estão entre os dez municípios brasileiros mais favoráveis para o comércio. A capital catarinense ainda aparece no quinto lugar geral do setor de serviços.

Quer saber mais sobre a economia catarinense e o desempenho das nossas cidades? Então acompanhe as notícias do Estado em Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui