Comércio, serviços, indústria e emprego em SC no ano de 2023

14/02/2024

Novidades no setor

Comércio, serviços, indústria e emprego em SC no ano de 2023

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana os resultados de dezembro de 2023 de suas pesquisas relacionadas ao comércio, aos serviços e à indústria. Com isso, podemos ter uma ideia mais clara do desempenho acumulado nesses três setores no ano passado. 

O cenário econômico do Brasil, no geral, foi positivo em 2023, apesar dos crescimentos modestos em cada pesquisa. Entretanto, Santa Catarina obteve melhores resultados que a média nacional no comércio varejista e no setor de serviços. Apenas na produção industrial o Estado ficou atrás do patamar brasileiro.

Ainda aproveitamos para analisar os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) para saber como foi a geração de emprego em solo catarinense. Acompanhe conosco os destaques!

Comércio teve alta de 1,7% em volume de vendas

Começando pela Pesquisa Mensal do Comércio, o IBGE revela que o comércio varejista cresceu 1,7% no acumulado de 2023 frente ao ano anterior. Esse resultado foi acima do alcançado entre 2021 e 2022, quando o comércio brasileiro teve alta de 1%. Enquanto isso, o volume de vendas no varejo ampliado aumentou 2,4% em 2023. 

As atividades que mais se destacaram positivamente no Brasil foram a venda de veículos e motos, partes e peças (+8,1 no ano); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (+4,7%); combustíveis e lubrificantes (+3,9%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+3,7%).

Enquanto isso, Santa Catarina teve uma alta de 2,8% no volume de vendas do comércio varejista no ano passado. Já no varejo ampliado, o crescimento foi de 4% na comparação com 2022.

Os destaques do comércio catarinense em 2023 foram:

Outro destaque catarinense é que, diferentemente da média nacional, o atacado alimentício do Estado cresceu mais que a categoria de hipermercados e supermercados. No Brasil, o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou um crescimento de 1%, ante 3,7% dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Os resultados de Santa Catarina foram 5,1% e 3,1%, respectivamente.

Leia também: Famílias aumentaram consumo em supermercados em 2023

Vendas no atacado e atacarejo de alimentos cresceram 5,1% em SC. (Foto via Freepik)

Santa Catarina cresceu muito acima do Brasil em serviços

No volume de serviços, o Brasil teve um crescimento de 2,3% em 2023, ante o resultado acumulado de 2022. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, as atividades prestadas às famílias, que incluem alojamento e alimentação, foram as que mais cresceram, com alta de 4,7% no ano.

O volume de atividades turísticas também registrou uma alta expressiva em 2023. A média brasileira ficou em 6,9%, idêntica ao resultado do turismo catarinense.

Falando em Santa Catarina, o Estado apresentou alta de 8% em volume de serviços no ano passado. O desempenho estadual, portanto, foi algumas vezes superior ao brasileiro no período.

Todas as atividades de divulgação tiveram crescimento em Santa Catarina:

Esse foi, de fato, um ano muito positivo para o setor de serviços no Estado.

Leia também: Santa Catarina recebeu 12,9 milhões de visitantes em 2023

Ano difícil para a indústria em 2023

Por outro lado, a indústria catarinense enfrentou grandes dificuldades, assim como o mercado nacional. Mas, enquanto o Brasil terminou 2023 com ligeira alta na Pesquisa Industrial Mensal, Santa Catarina apresentou queda no ano.

O resultado acumulado do País ficou em 0,2%. Das 25 categorias analisadas pelo IBGE, apenas 12 registraram um desempenho positivo na produção física. Os bens de capital foram os mais prejudicados nesse sentido, incluindo aí os equipamentos de transporte, para energia elétrica e para fins industriais.

Santa Catarina, apesar do aumento de 7,2% da produção entre novembro e dezembro de 2023, encerrou o ano com o resultado de -1,3% na indústria.

Leia também: Saiba como a indústria impulsiona o PIB de Santa Catarina

Brasil tem o menor índice de desemprego desde 2014

Em todo o País, o mercado de trabalho fechou 2023 com um saldo de 1.483.598 novos postos de trabalho com carteira assinada, de acordo com o Novo Caged. Nesse sentido, o IBGE aponta que a taxa de desocupação nacional caiu para 7,4% no último trimestre do ano e ficou na média anual de 7,8%. Esse é o menor índice de desemprego ao ano no Brasil desde 2014.

O rendimento real dos brasileiros também cresceu, estimado em R$ 2.979 em 2023, representando um aumento de 7,2% frente a 2022.

Em Santa Catarina, o painel do Novo Caged informa que o Estado acumulou um saldo de 62.665 novas vagas de trabalho com carteira assinada em 2023. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para isso, com 46.339 postos criados.

Quer saber agora como impulsionar seu negócio, independentemente do setor? Descubra as possibilidades de divulgar sua marca na maior empresa de comunicação de Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui