Economia catarinense tem crescimento de 5% em 2023

17/07/2023

Novidades no setor

Economia catarinense tem crescimento de 5% em 2023

A economia catarinense está no caminho certo. Isso é o que indica o boletim “Indicadores Econômicos-Fiscais”, de julho de 2023, elaborado pela Secretaria de Planejamento do Governo de Santa Catarina (Seplan).

Nesse documento, a secretaria estima que, no período acumulado de 12 meses até maio deste ano, o Produto Interno Bruto do Estado (PIB) teve um crescimento de 5%. Isso em relação ao intervalo imediatamente anterior.

— Santa Catarina é um Estado que passa por um bom momento de sua economia, tem uma expressiva diversidade cultural e produtiva, um desenvolvimento territorial e humano singular e um extraordinário potencial de crescimento econômico, que são características que diferenciam nosso Estado e o colocam como o segundo mais competitivo do País — destaca o secretário de planejamento Edgard Usuy.

Acompanhe com o Negócios SC outros dados importantes sobre o crescimento da economia catarinense. São números para deixar empreendedores e consumidores otimistas.

O crescimento da economia catarinense em 2023

De acordo com o boletim “Indicadores Econômicos-Fiscais”, o desempenho da economia de Santa Catarina projetou-se à frente da média nacional.

No acumulado de 2022, o Estado cresceu 3% em comparação com o ano anterior, enquanto o Brasil teve alta de 2,9%.

Já a estimativa de Seplan aponta um crescimento da economia catarinense na casa dos 5% nos 12 meses terminados em março, em relação ao intervalo anterior. Nessa mesma comparação, o País cresceu 3,3%.

Os dados de abril já colocavam Santa Catarina em um patamar muito acima da média brasileira. Na passagem de março para abril, por exemplo, o Índice de Atividade Econômica teve alta de 2,9%, ante 0,6% do Brasil. Esse destaque vem do Observatório FIESC, publicado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

A economia catarinense, por sinal, teve o melhor desempenho em abril entre os estados brasileiros analisados nesse indicador. 

Leia também: Setor de turismo de Santa Catarina supera pré-pandemia

Setor de serviços é responsável pela maior parte do PIB e da geração de empregos em SC. (Foto via Freepik).

Mais empregos e empresas em Santa Catarina

Uma economia forte favorece o mercado de trabalho. Não à toa, os indicadores de emprego em Santa Catarina têm sido igualmente positivos.

Segundo o Painel de Informações do Novo Caged, o Estado acumula um saldo de 59.372 novos empregos com carteira assinada entre janeiro e maio. Ao todo, foram 675.018 admissões e 615.646 desligamentos no período.

O Observatório FIESC ressalta a importância do setor dos serviços nesse sentido. Sozinho, ele foi responsável por 50,1% dos postos de trabalho criados em Santa Catarina.

Outro destaque vai para Joinville. A cidade mais populosa do Estado teve um saldo de 6.488 novos empregos nos primeiros cinco meses de 2023.

Veja as 10 cidades catarinenses com maior saldo positivo de emprego até maio:

  1. Joinville: 6.488
  2. Itajaí: 5.203
  3. Chapecó: 3.041
  4. Blumenau: 2.546
  5. Navegantes: 2.026
  6. Jaraguá do Sul: 1.747
  7. Palhoça: 1.457
  8. Criciúma: 1.453
  9. Florianópolis: 1.430
  10. Jaguaruna: 1.358

Além delas, Itapema (1.334), Gaspar (1.212), Tubarão (1.211) e Concórdia (1.208) tiveram um bom desempenho na geração de emprego, com saldo acima de mil.

Mas ainda há muitas vagas disponíveis em Santa Catarina. De acordo com o Sistema Nacional de Emprego (Sine/SC), são 5.300 oportunidades abertas no Estado, espalhadas por diversas regiões e municípios.

Do lado das empresas, o número de novos negócios também subiu. No primeiro semestre de 2023, a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) informa que a economia catarinense ganhou um saldo de 60.693 novas empresas no período.

Leia também: Censo 2022: veja 5 curiosidades sobre a população de SC

Setor de serviços puxa economia catarinense 

Tanto no crescimento da economia quanto na geração de empregos, o setor de serviços tem um papel fundamental.

No caso do Produto Interno Bruto, por exemplo, os serviços respondem por quase 70% do PIB brasileiro, como ressalta a Sepan. Já no mercado de trabalho, conforme comentamos acima, o setor gerou quase metade do saldo de empregos em Santa Catarina no ano.

O próprio setor tem registrado um bom desempenho, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo IBGE. Aqui no Estado, considerando o acumulado entre janeiro e maio, houve um crescimento de 14,2% na receita nominal frente ao mesmo período do ano anterior. Já em volume, foi registrada uma alta de 10,6%.

Como comparação, as médias brasileiras ficaram na casa de 10% e 4,8%, respectivamente.

Com esse bom desempenho do setor de serviços, a economia catarinense então pode continuar se desenvolvendo. Para ver outros indicadores econômicos de Santa Catarina, leia mais novidades em Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui