O turismo em Santa Catarina vem acumulando números expressivos em 2025, especialmente em relação aos turistas estrangeiros. De acordo com a Embratur, o Estado catarinense é o quinto mais visitado por pessoas de fora do Brasil neste ano. Veja adiante mais dados do setor!
Destaques do turismo em Santa Catarina e no Brasil:
- o número de turistas internacionais em dez meses cresceu 60% no Estado;
- nesse mesmo intervalo, a média brasileira apresentou alta de 42%;
- Florianópolis aparece como a terceira cidade mais visitada por estrangeiros;
- até porque a praia é a principal motivação para a escolha do destino no País.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
O turismo internacional em Santa Catarina em 2025
Em 2025, não há recorde que o turismo em Santa Catarina não pareça capaz de quebrar. Somente no Aeroporto Internacional de Florianópolis, 4 milhões de passageiros transitaram entre janeiro e outubro. Inclusive, este foi o primeiro ano em que o Floripa Airport transportou mais de 1 milhão de viajantes internacionais.
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) estima que Santa Catarina recebeu nesse período, ao todo, 4,5 milhões de visitantes.
Já os dados da Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal, destacam a chegada de 617 mil turistas internacionais em dez meses. Esse número é 60,27% superior ao registrado entre janeiro e outubro de 2024.
— Com praias de tirar o fôlego, turismo de aventura, cultura rica, festas tradicionais e um trabalho de promoção muito bem feito, Santa Catarina vem mostrando uma capacidade extraordinária de atrair visitantes e de transformar sua diversidade em valor — comentou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Não à toa, os destinos catarinenses aparecem entre os mais visitados por estrangeiros no Brasil. Santa Catarina foi o terceiro estado mais percorrido pelos entrevistados de fora do país no País no estudo “Turismo Internacional no Brasil”, de outubro de 2025, da Embratur. Florianópolis também aparece como a terceira cidade com mais visitas. Ela está atrás apenas das capitais de Rio de Janeiro e São Paulo, conforme o estudo
Descubra três formas de destacar sua marca no verão 2025/2026.
Brasil supera o número de turistas internacionais por ano
O turismo em Santa Catarina ultrapassou, com folgas, o crescimento de visitantes estrangeiros da média brasileira, que vive um ano histórico.
Entre janeiro e outubro de 2025, o País recebeu 7,69 milhões de turistas internacionais. Se compararmos com os 5,4 milhões do mesmo intervalo de 2024, de acordo com a Embratur, a alta foi de 42,2%.
Esse é o maior número já registrado de viajantes do exterior para os primeiros dez meses do ano na série histórica.
A Argentina foi o maior mercado emissor nesse período. Os diferentes destinos brasileiros, com Santa Catarina entre os principais, receberam quase 3 milhões de argentinos neste ano.
O Chile aparece em segundo lugar, com 661.850 entradas no Brasil de janeiro a outubro. Em seguida, os Estados Unidos enviaram 614.348 turistas, mais até que os nossos vizinhos Uruguai (453.633 visitantes) e Paraguai (421.886 pessoas).
— Estes números são a prova definitiva de que o Brasil voltou ao centro do turismo mundial — celebrou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Aproveite as oportunidades para bares e restaurantes no fim de ano.
O que os turistas estrangeiros procuram no Brasil?
Santa Catarina destaca-se em meio ao turismo internacional no Brasil porque oferece justamente o que os viajantes de fora mais procuram.
De acordo com o estudo “Turismo Internacional no Brasil”, as praias e a natureza foram os principais motivos para a visita ao País. As praias brasileiras são especialmente procuradas pelos argentinos, chilenos, uruguaios e até portugueses, enquanto os estadunidenses valorizam mais a natureza e a cultura de um modo geral.
O preço é outro atrativo importante para o turismo em terras brasileiras, sobretudo entre os turistas sul-americanos.
O estudo mostra, assim, que as motivações funcionais prevalecem na escolha do destino. Já os motivadores emocionais vêm em segundo plano.
5 tendências de turismo para 2026 presentes em Santa Catarina.
O planejamento da viagem aos destinos brasileiros
Como aponta a Embratur, cerca de seis em cada dez turistas internacionais planejaram a viagem ao Brasil por conta própria. Em média, foram usados quatro meios diferentes de pesquisa na realização desse planejamento.
Os principais meios consultados foram:
- Sites de busca: 50%
- Redes sociais: 48%
- Sites especializados em viagens: 48%
- Parentes e amigos: 41%
- Agências de viagens do próprio país: 35%
- Sites oficiais do destino: 32%
- Sites de comparação de preços: 32%
- Agências de viagens brasileiras: 27%
- Blogs de viagem: 26%
Entre as redes sociais, despontam o Instagram e o YouTube como referências. E os turistas dos Estados Unidos são os mais inclinados a se basear em plataformas do tipo.
Continue por dentro das movimentações no mercado catarinense com o Negócios SC. Assine nossa newsletter e receba as novidades por e-mail.


