A economia catarinense é a que mais cresce entre os estados brasileiros em 2025, de acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional do Banco Central (IBCR). Esse desempenho é percebido em setores como os serviços e o comércio de Santa Catarina, que registram neste ano um crescimento muito acima da média brasileira. Veja os detalhes adiante!
Destaques dos serviços e do comércio em Santa Catarina:
- o varejo restrito do Estado cresceu 6% no acumulado do ano até agosto;
- esse foi o segundo melhor desempenho no País, que evoluiu 1,6% na média;
- os serviços catarinenses apresentaram alta de 4,2% no mesmo período;
- os dois setores responderam por mais de 50% do saldo catarinense de empregos.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
Comércio de Santa Catarina tem a segunda maior alta do Brasil
A Pesquisa Mensal de Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocou o varejo catarinense entre os que mais cresceram no País em 2025.
No acumulado de janeiro a agosto, o comércio de Santa Catarina apresentou uma alta de 6% em volume de vendas na comparação com o mesmo período do ano anterior. Apenas o Amapá, com crescimento de 7,1%, veio à frente do varejo restrito catarinense.
A Fecomércio SC destaca que esse foi o melhor resultado desde 2019 para os oito primeiros meses do ano.
— O setor do varejo tem mostrado resiliência diante de um cenário com juros muito altos, o que prejudica o consumo das famílias. Felizmente, a inflação está arrefecendo, o que esperamos que abra caminho para a redução dos juros. Se isso acontecer, podemos ter um 2026 ainda mais positivo — declarou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.
Os segmentos que mais cresceram no varejo restrito de Santa Catarina nesse intervalo foram os artigos de uso pessoal e doméstico (12,4%), supermercados e hipermercados (7,5%), os artigos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos (4,7%) e livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%).
Enquanto isso, a média brasileira do comércio teve uma evolução modesta no acumulado de janeiro a agosto, de só 1,6% frente ao mesmo período de 2024.
Conheça o perfil dos donos de pequenos negócios no Brasil.
Setor de serviços catarinense também cresce acima da média
O IBGE divulgou recentemente mais dados positivos para a economia de Santa Catarina, desta vez por meio da Pesquisa Mensal de Serviços.
Nos oito primeiros meses de 2025, o Estado cresceu 4,2% em volume de serviços na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior. Como referência, o Brasil como um todo avançou 2,6% nesse período.
Os serviços prestados às famílias e os transportes registraram os maiores crescimentos acumulados de janeiro a agosto. No primeiro segmento, que inclui a alimentação e o alojamento, a alta chegou a 6,2%. No segundo, de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, o avanço ficou na casa de 4,5%.
O volume de atividades turísticas de Santa Catarina também vem apresentando um aumento em 2025. Entre janeiro e agosto, a categoria cresceu 4,1%, isso em relação aos oito primeiros meses de 2024.
5 tendências de turismo para 2026 presentes em Santa Catarina.
Setores continuam gerando emprego em Santa Catarina
O crescimento desses dois setores — e principalmente o de serviços — tem contribuído para que Santa Catarina tenha a menor taxa de desemprego do Brasil. A desocupação no mercado de trabalho catarinense foi de apenas 2,2% no fim do primeiro semestre do ano.
Entre janeiro e agosto, o Estado acumulou um saldo de 83.817 novas vagas com carteira assinada, de acordo com o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Esse número já inclui o baque sofrido pela indústria catarinense com a taxação dos produtos brasileiros para a exportação aos Estados Unidos, ocasionando uma série de demissões no setor.
Os serviços responderam por 43,7% do saldo de vagas formais criadas no mercado catarinense, com 36.623 oportunidades a mais. Já o comércio de Santa Catarina gerou 6.061 novos postos de trabalho com carteira assinada, ou 7,2% do total.
Saldo de vagas em Santa Catarina de janeiro a agosto de 2025:
- Serviços: 36.623 vagas
- Indústria: 28.790 vagas
- Construção: 12.659 vagas
- Comércio: 6.061 vagas
- Não identificadas: -6 vagas
- Agropecuária: -310 vagas
Continue por dentro das principais movimentações da economia catarinense assinando a newsletter do Negócios SC!