Serviços elevam economia e geração de empregos em SC

24/10/2022

Novidades no setor

Serviços elevam economia e geração de empregos em SC

Entre janeiro e julho de 2022, o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) cresceu 2,2% em Santa Catarina. Esse indicador é calculado pelo Banco Central (BC) e tido como uma prévia do PIB.

O crescimento econômico acumulado de Santa Catarina foi puxado principalmente pelo setor de serviços. Como informa Estela Benetti, colunista de economia do NSC Total, o destaque ficou por conta dos serviços para as famílias, que tiveram alta de 11,8% na comparação com o período pré-pandemia.

O cálculo do IBCR-SC levou em consideração um crescimento de 4,6% nos serviços e de 3,1% no varejo ampliado, mas também uma retração de 4,2% na indústria catarinense. Então, considerando a importância do setor de serviços para a economia do Estado, vamos ver mais a fundo os dados desses negócios. Acompanhe!

Setor de serviços tem alta em 2022

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, o setor registra um crescimento de 8,4% em volume e de 16,4% em receita nominal no acumulado de janeiro a agosto de 2022. Essa alta ocorre na comparação com o mesmo período do ano anterior, em nível nacional.

Santa Catarina aparece abaixo da média nacional, mas ainda em trajetória de aumento. O desempenho do setor de serviços catarinenses teve crescimento de 4,9% em volume e de 14,9% em receita nominal no acumulado do ano.

Com exceção dos serviços profissionais, administrativos e complementares, as demais atividades analisadas pelo IBGE no Estado apresentaram resultados positivos. Os serviços prestados às famílias, por exemplo, cresceram 28,1% em volume no acumulado de janeiro a agosto. Já em receita, a alta foi de 39,2%.

As atividades ligadas às famílias são de especial interesse porque estão relacionadas ao turismo em Santa Catarina. Dentro dessa categoria encontram-se, por exemplo, os serviços de alojamento e alimentação.

Além disso, na comparação entre agosto de 2021 e agosto de 2022, os serviços prestados às famílias cresceram 20,7% em volume. Esse é um bom sinal para o turismo da temporada de verão catarinense.

Leia também: Turismo no Brasil: como o setor avalia a demanda em 2022?

Atividades ligadas às famílias, como alimentação e alojamento, foram as que mais cresceram. (Foto via Freepik)

Vendas dos serviços crescem acima do comércio

No relatório “Tendências dos Pequenos Negócios Catarinenses”, o Sebrae de Santa Catarina analisou o desempenho das empresas no Estado durante o segundo trimestre de 2022. Uma das principais descobertas desse levantamento foi a de que quase metade dos negócios venderam mais na comparação com os primeiros três meses do ano.

Desempenho nas vendas no 2º semestre em SC:

Inclusive, houve uma maior proporção de empresas que aumentaram as vendas em mais de 10% — representando 26,7% do total — do que as 20,4% que cresceram em menos de 10%.

Na comparação entre setores, o relatório do Sebrae/SC aponta também que os serviços tiveram melhor desempenho frente ao comércio. Enquanto nos serviços 37,5% tiveram aumento de vendas e 45,9% mantiveram-se estáveis, no comércio os índices foram de 36,5% e 44,7%, respectivamente.

Isso fica mais evidente quando comparamos ao resultado da Pesquisa Mensal do Comércio, realizada pelo IBGE. De um lado, o setor de serviços teve alta de 4,9% em volume aqui em Santa Catarina. De outro, o volume do varejo restrito ficou em -0,1% no acumulado do ano.

Leia também: SC é 2º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados

Geração de empregos é puxada pelo setor de serviços em Santa Catarina

O Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) coloca Santa Catarina como o sexto estado com maior saldo de empregos formais em 2022, até agosto. No mês, foram 10.233 postos criados. Com isso, o total do ano já supera a marca de 100 mil vagas.

Nesse sentido, o setor de serviços foi o maior responsável pela geração de empregos para os catarinenses. No acumulado do ano, o saldo é de 51.745 postos no setor. 

Os empregos na indústria vêm a seguir, com 42.846 vagas acumuladas. O comércio teve saldo positivo de 6.030, enquanto a agropecuária foi o único setor negativo no Estado, perdendo -488 empregos de janeiro a agosto.

Apenas em agosto, o setor de serviços em Santa Catarina teve saldo de 6.255 vagas. Esse foi o oitavo mês consecutivo com desempenho positivo para o Estado.

Para continuar acompanhando os indicadores da economia catarinense, siga as novidades do Conheça SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui