Natal 2024: saiba quanto os brasileiros planejam gastar na data

21/11/2024

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Natal 2024: saiba quanto os brasileiros planejam gastar na data

A proximidade do fim de ano eleva o otimismo no comércio com a expectativa das vendas no Natal 2024. Há boas razões para esse clima, inclusive. De acordo com o estudo “Vem chegando o Natal”, elaborado pela Globo, 82,6% dos brasileiros pretendem comemorar o próximo 25 de dezembro e 72% planejam comprar presentes para a data.

O que mais você precisa saber sobre o Natal 2024?

Acompanhe a explicação completa a seguir e conheça melhor os planos do consumidor.

O que terá na ceia de Natal dos brasileiros neste ano?

Entre todas as datas comemorativas do calendário nacional, a Mintel revela que o Natal tem a preferência de 65% dos consumidores. Isso porque o 25 de dezembro traz uma significância religiosa, cultural, afetiva e ainda está associado ao período de férias e de renovação do ano.

Para seis em cada dez brasileiros, ele representa sobretudo um momento de reunir e rever familiares e amigos. Um terço do público tem uma forte associação da data com provar coisas gostosas. E, claro, é também uma oportunidade para a troca de presentes.

No meio disso tudo, a ceia talvez seja o maior símbolo dessa confraternização. Tanto que 83% dos entrevistados no estudo da Globo afirmaram a intenção de comprar ingredientes para a refeição especial. Contudo, a intenção de gastos e a lista de ingredientes varia conforme a renda disponível.

As classes A e B são as mais dispostas a gastar com a alimentação. O ticket desse perfil deve ficar entre R$ 501 e R$ 1.000, tendo uma maior predominância no carrinho de compras de itens como peru, tender, vinhos, espumantes e queijos. 

Enquanto isso, a classe C não fica tão atrás, mas é possível notar a inclusão de alguns itens mais em conta na lista, a exemplo do frango como substituto das aves mais caras. No geral, esses consumidores planejam gastar entre R$ 201 e R$ 300.

Já as classes D e E focarão nos produtos essenciais e mais acessíveis para a ceia de Natal, visto que o gasto médio deve ficar na casa dos R$ 101 a R$ 200. Nesse perfil, frango e chester dividem a preferência do público. Por outro lado, itens como arroz, frutas, refrigerantes e os tradicionais panetones e chocotones estarão presentes nos lares brasileiros independemente da renda familiar.

Entenda o impacto dos preços nas compras de supermercado.

A reunião é o ponto mais alto da celebração de Natal. (Foto via Freepik)

De olho nos presentes de Natal

O 25 de dezembro também é uma data para presentear, em especial as pessoas mais próximas. Os parceiros e as parceiras aparecem na lista de prioridades para 51% do público, com pais e mães logo atrás (49%), seguidos de perto por filhos e enteados (48%).

Oito em cada dez consumidores brasileiros pretendem comprar o presente entre 15 e 30 dias antes do Natal. Inclusive, é um comportamento cada vez mais recorrente aproveitar as promoções da Black Friday para garantir as compras natalinas.

Roupas e calçados estão no topo dos itens mais procurados para o Natal 2024, como indica a Globo. Eles tiveram um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Intenção de compra para o Natal 2024:

  1. Roupas e calçados: 53%
  2. Brinquedos: 28%
  3. Chocolates e doces: 21%
  4. Panetones: 20%
  5. Acessórios: 21%
  6. Produtos para a casa: 11%
  7. Jogos eletrônicos: 10%
  8. Livros: 9%
  9. Utensílios domésticos: 9%
  10. Eletrodomésticos: 9%

A escolha é baseada principalmente nas dicas da pessoa que será presenteada. Mas a publicidade também desempenha um papel importante nesse sentido: 19% dos consumidores levam em consideração anúncios em sites e redes sociais, enquanto 17% tomam nota dos comerciais de televisão.

5 formas de como a publicidade na TV ajuda a vender mais.

Planejamento de gastos com presentes para o Natal 2024

A intenção de gastos com o presente de Natal muda, naturalmente, de acordo com a classe socioeconômica e o produto desejado. Por exemplo, 50% das classes A e B pretendem gastar mais de R$ 400 com a data. Enquanto isso, o percentual cai para 35% na classe C e para 25% nas classes D e E.

Na média geral, o planejamento fica distribuído da seguinte forma:

Agora vamos ver como esse gasto está relacionado aos diferentes presentes para o Natal 2024. Assim, temos uma melhor ideia do orçamento destinado a cada categoria de produto.

Saiba agora como atrair esses consumidores com uma estratégia de comunicação customizada para seu negócio.

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