Mais de 82 milhões de brasileiros, ou 40,4% da população do País, usam aparelhos de auxílio para a visão, como óculos e lentes de contato. Esse dado da última Pesquisa Nacional de Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já demonstra a importância do mercado de ópticas. Mas o setor tem um papel ainda maior pela frente.
Entenda por que este é o momento das ópticas no Brasil:
- a expectativa de crescimento da categoria é de até 8,75 ao ano;
- 55,6% dos brasileiros revelam ter algum problema de visão;
- mas uma grande parcela do público ainda não foi atendida;
- e mais da metade da população global terá miopia nas próximas décadas.
Veja mais dados sobre o assunto e tire suas dúvidas a seguir.
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O crescimento do mercado global de ópticas
O mercado de ópticas é avaliado em 188,07 bilhões de dólares em nível global no ano de 2025 pela Mordor Intelligence. A mesma agência de consultoria estima que o valor pode chegar a 240,95 bilhões de dólares em 2030, com um crescimento anual acumulado na casa de 5,08%.
Esse valor, no entanto, pode ser considerado conservador diante de outras estimativas. A Grand View Research, por exemplo, calcula uma alta anual de 8,7%, alcançando a marca de 332 bilhões de dólares até 2030.
Quatro megatendências impulsionam esse mercado de ópticas no Brasil e no restante do mundo, de acordo com a Nielsen:
- o envelhecimento da população global;
- a maior consciência do público sobre as questões da saúde;
- o desejo por mais opções e novas tecnologias;
- e o consumo exagerado de telas, que está associado a problemas de visão.
Por outro lado, a Business Research Insights aponta o custo e a acessibilidade como obstáculos para o maior crescimento da categoria. “Ainda que os avanços tecnológicos e a integração com a moda tenham levado a funções e designs inovadores, isso geralmente vem às custas de um preço mais elevado”. Nesse sentido, as ópticas precisam continuar procurando reduzir a distância entre a alta qualidade e a acessibilidade para os consumidores, especialmente em mercados com orçamentos familiares mais apertados.
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O potencial do mercado de ópticas no Brasil
As ópticas no Brasil podem ser muito mais necessárias do que se apresentam na realidade atual do País. Isso porque metade da população brasileira com 16 anos ou mais revela ter algum problema de visão, mas 58% desse público não consulta um oftalmologista regularmente, como aponta uma pesquisa do Instituto Datafolha.
Em outro estudo, desta vez da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) em parceria com a gMR Inteligência de Mercado e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 55,6% dos entrevistados declararam ter alguma dificuldade para enxergar. Chama ainda mais atenção o fato de que 11,6% nunca foram a um oftalmologista e outros 33,5% fizeram isso há mais de dois anos ou nem se lembram quando foram. Na faixa etária entre 16 a 24 anos, um em cada cinco brasileiros jamais realizou exames de vista.
É um comportamento comum entre as pessoas no Brasil o de só procurar um especialista quando o desconforto se torna muito evidente. Como destaca um levantamento do Grupo Bradesco Seguros com o Instituto Locomotiva, mais de 50% dos respondentes buscam atendimento apenas em casos de incômodo ou problema grave.
Se os adultos já têm essa enorme defasagem no cuidado com a visão, a situação na infância é muito mais séria. Segundo a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) e a Fundação Seva, cerca de 800 mil crianças brasileiras vivem com problemas de visão não corrigidos. Isso dificulta o aprendizado na escola e têm efeitos ao longo de toda a vida. O mesmo estudo estima que o uso de óculos na infância, quando necessários, pode aumentar os ganhos em até R$ 296,5 mil na fase adulta.
Uma maior conscientização dos brasileiros sobre os cuidados com a visão já seria um grande impulso ao mercado de ópticas no País. Mas a demanda futura promete ser muito maior.
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As ópticas têm pela frente uma epidemia de miopia
A Organização Mundial de Saúde (OMS), em parceria com o Brien Holden Vision Institute, estimou que 28% da população mundial sofria de miopia em 2010. Entretanto, esse número poderia chegar a 52% até 2050. Ou seja, espera-se que quase 5 bilhões de pessoas no mundo todo tenham essa condição oftalmológica que embaça a visão de objetos distantes.
Esse é um problema que não está restrito aos consumidores maduros. Cada vez mais cedo e com maior frequência, a miopia aparece também entre crianças e adolescentes. Um levantamento do H.Olhos prova justamente esse fenômeno: os casos de miopia em pacientes de 11 a 17 anos aumentaram 33,4% entre 2020 e 2022.
Seguindo a estimativa da OMS, uma pesquisa publicada no British Journal of Ophthalmology projeta que 740 milhões de crianças e adolescentes terão miopia no ano de 2050.
Além da genética, o contato precoce com as telas é o principal culpado por esse cenário. Especialistas alertam para os perigos dessa exposição, ainda mais em um País em que as pessoas passam, em média, 9 horas e 13 minutos por dia conectadas à internet, segundo o relatório Digital Brazil: 2024.
Então, o mercado de ópticas tem um papel ainda maior na vida dos brasileiros: o de reeducar hábitos e mostrar a necessidade de o público cuidar melhor da visão. Saiba agora como a NSC pode ajudar seu negócio a criar conteúdos transformadores nesse sentido.