Seis em cada dez brasileiros entrevistados em uma pesquisa do Google planejam comprar na Black Friday 2025. O gasto médio previsto é de R$ 600. Mas, enquanto a data é conhecida por incentivar a compra de itens duráveis, como eletrodomésticos e móveis, os consumidores no País também devem aproveitá-la para garantir uma boa economia em categorias de giro rápido, especialmente nos produtos de supermercado e cosméticos.
Saiba como a Black Friday impulsiona o varejo de giro rápido:
- 31% do público deseja aproveitar as promoções em beleza e cosméticos este ano;
- na campanha de 2024, ela foi a segunda categoria mais efetivamente comprada;
- já as compras de mercado aparecem no planejamento de 23% dos brasileiros;
- esta é uma ótima oportunidade para compensar a redução do carrinho em 2025.
Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.
A intenção de compra nas categorias de giro rápido
A Black Friday costuma ser associada a compras grandes e planejadas com antecedência. O levantamento “Esquenta Black Friday”, da Globo, mostra nesse sentido que até 31% dos consumidores começam a pesquisar os produtos três meses antes.
No topo da lista de desejos então aparecem itens de maior valor, enquanto o público espera bons descontos neles. Para este ano, a Dito e o Opinion Box destacam os três produtos mais visados pelos brasileiros:
- Eletroeletrônicos e eletrodomésticos: 53%
- Roupas e acessórios: 46%
- Viagens e turismo: 32%
Mas o fato é que as categorias de giro rápido vêm logo atrás na intenção de compra. Na mesma pesquisa “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025”, 31% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar produtos de beleza e cosméticos, 23% estão de olho nas compras de mercado e 18% planejam adquirir especificamente alimentos e bebidas.
Essa tendência se fortalece quanto mais próxima está a última sexta-feira de novembro. O “Esquenta Black Friday”, divulgado ainda em julho deste ano, já apontava que 15% dos consumidores brasileiros poderiam comprar itens de supermercado, com índices também de 14% nos produtos de autocuidado, 11% na categoria de higiene pessoal e 9% em compras de farmácia.
Saiba como preparar seu negócio para a Black Friday 2025.
As compras de giro rápido efetivadas na Black Friday
A expectativa para as vendas de giro rápido é ainda maior quando analisamos o comportamento dos brasileiros na última Black Friday. As compras efetivadas superaram a intenção de consumo para a data.
Os dados da NielsenIQ, presentes na 51ª edição do relatório Webshoppers, mostram claramente esse fenômeno. Em 2024, alimentos e bebidas eram apenas a sétima categoria mais desejada pelos consumidores no Brasil, mas acabaram sendo a quarta mais comprada. Já os itens de perfumaria e cosméticos pularam da quinta posição para a vice-liderança.
Intenção de consumo na Black Friday 2024:
- Eletrônicos: 31,2%
- Eletrodomésticos: 28,6%
- Casa e decoração: 22,5%
- Moda e acessórios: 21,1%
- Perfumaria e cosméticos: 20,8%
- Informática: 20,3%
- Alimentos e bebidas: 16%
Categorias efetivamente compradas na Black Friday 2024:
- Moda e acessórios: 31,5%
- Perfumaria e cosméticos: 26,2%
- Eletrodomésticos: 21,3%
- Alimentos e bebidas: 21,3%
- Casa e decoração: 19,7%
- Eletrônicos: 18,7%
- Saúde: 14,1%
Os números da pesquisa “Comportamento de compra e tendências para a Black Friday 2025” vão nessa mesma direção. Diversos produtos de giro rápido estiveram entre as principais categorias compradas na campanha do último ano, como beleza e cosméticos (36%), alimentos e bebidas (25%) e farmácia e saúde (25%).
Black Friday é uma oportunidade para fidelizar o consumidor.
Fatores que devem estimular as vendas na Black Friday 2025
Os brasileiros têm motivos extras para comprar nas categorias de giro rápido na Black Friday deste ano.
Nas compras de mercado, por exemplo, estamos em um cenário em que 90% dos consumidores têm percebido o aumento dos preços, segundo o estudo “O Jeito Brasileiro de Fazer Mercado”, da Globo. O resultado disso, como informa o Datafolha, é que 58% do público reduziu em 2025 a quantidade de alimentos que costumava comprar.
A Black Friday surge como uma oportunidade não só de economizar nas compras habituais, como de garantir produtos a mais ou até mesmo de se permitir pequenos luxos no supermercado.
A busca por economia no varejo alimentar já tem levado os brasileiros a diversificar os canais de compra, recorrendo com mais frequência também ao e-commerce. De acordo com a Nielsen IQ, o número de pedidos on-line na categoria cresceu 28,1% entre 2023 e 2024. E em 2025 esse comportamento está mais forte.
Além disso, o Brasil tem o consumidor mais comprometido com as compras de beleza no mundo, ainda conforme a NielsenIQ. Sete em cada dez entrevistados no País jamais deixariam de comprar cosméticos.
Mas eles querem sim economizar nesses produtos e, com certeza, vão procurar itens em desconto na Black Friday 2025, otimizando o custo-benefício.
Saiba agora como destacar suas promoções e descontos em Santa Catarina. Veja as soluções da NSC para impulsionar suas vendas.