Dados e desafios do mercado de moda em Santa Catarina para 2026

14/11/2025

Dados e desafios do mercado de moda em Santa Catarina para 2026

O mercado de moda em Santa Catarina é conhecido por suas grandes marcas, com fábricas centenárias. Mas esse ecossistema é bem mais diverso, como demonstra o Sebrae SC. A seguir, trazemos os dados do setor e mostramos quais são os principais desafios dos empreendedores, com base nesse levantamento.

Destaques do setor de moda em Santa Catarina:

Faça parte da comunidade do Negócios SC no WhatsApp.

O perfil das empresas de moda em Santa Catarina

O estudo “Mercado da Moda em Santa Catarina”, realizado pelo Sebrae SC, revela um panorama tão interessante quanto vasto do setor.

São mais de 107 mil empresas ativas no universo fashion dentro do Estado. Desse total, 61,5 mil estão no comércio e 45,7 mil são da indústria. Ou seja, para cada grande varejista ou fabricante, existem milhares de pequenos negócios.

As médias e grandes empresas representam apenas 3% do comércio e 3% da indústria da moda catarinense. Por outro lado, os microempreendedores individuais são a maioria:

Por ramo, a moda feminina tem predominância na atuação. Mais da metade das empresas (53,9%) trabalha com essa categoria, seguida pela moda masculina (42,4%) e pela infantil (24,9%).

As mulheres também são maioria à frente dos negócios. Três em cada quatro pessoas que empreendem com moda em Santa Catarina são do público feminino.

No geral, percebe-se também um perfil jovem do empreendedorismo fashion catarinense, tanto que 47% das empresárias e empresários do setor têm até 35 anos. E apenas 23,2% estão na faixa etária dos 46 anos ou mais.

Cases de sucesso: empresas catarinenses que se destacaram com a NSC.

Moda em Santa Catarina: desafios e objetivos

O levantamento do Sebrae SC aponta desafios em comum entre o comércio e a indústria da moda em Santa Catarina, mas em escalas diferentes.

No comércio, a maior dificuldade relatada foi o aumento de custos (22,9%), seguida pela falta de mão de obra qualificada (18,3%). 

Já na indústria, a situação se inverte. Os fabricantes sentem sobretudo a carência de mão de obra qualificada (42,1%), com o aumento de custos aparecendo mais adiante (17,6%).

Isso não tem impedido as empresas de moda catarinenses de querer crescer. Inclusive, 53,2% dos negócios na indústria estão à procura de novos mercados. No comércio, essa parcela é de 42,6%.

Mas, para entrar nesses mercados, a capacitação da mão de obra é lembrada novamente como o principal desafio, mais até que a concorrência. 

5 dicas para aumentar a maturidade digital dos pequenos negócios.

O otimismo do setor de moda catarinense para 2026

Desafios à parte, a maioria das empresárias e dos empresários no setor estão otimistas em relação a 2026. Ao todo, 52,6% do público entrevistado mostra-se confiante nos rumos da moda catarinense para o próximo ano, como destaca o Sebrae SC.

Expectativas para 2026 no comércio:

Nesse sentido, é bom lembrar que o IPC Maps calcula um gasto anual dos catarinenses com o mercado fashion perto dos R$ 14 bilhões. E o potencial de consumo no Estado aumenta ano a ano.

Além disso, o varejo de tecidos, vestuário e calçados está em um movimento ascendente em 2025. No acumulado de janeiro a setembro, as vendas na categoria já cresceram 3,8% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Expectativas para 2026 na indústria:

O menor nível de otimismo na produção pode estar associado a um terceiro trimestre de 2025 difícil para o segmento. Tanto que a fabricação de artigos de vestuário e acessórios no Estado acumula um crescimento de apenas 0,5% entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024, segundo o IBGE.

Empresas de moda: 3 cases de sucesso que mostram a força da NSC.

Marketing é prioridade para as empresas de moda no Estado

O setor de moda em Santa Catarina sabe que não pode esperar bons resultados ficando parado. É preciso ir atrás deles, especialmente por meio do marketing. Essa é a área em que as empresas catarinenses têm a maior necessidade de melhorar a gestão no momento.

Áreas que a moda catarinense mais procura melhorar a gestão:

E você, o que planeja fazer com o marketing do seu negócio? 

Saiba que a NSC tem excelentes soluções para destacar o comércio e a indústria de moda catarinense. Nossos cases de sucesso são boas provas disso.

Descubra agora uma solução customizada para sua empresa experimentando o Simulador de Campanha da NSC!

Compartilhe:
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui