Anunciar pode fazer toda a diferença para fortalecer sua marca no setor de alimentação e atrair novos clientes. Os exemplos que apresentaremos a seguir mostram esse caminho. Mas, antes, queremos destacar um dado para você.
De acordo com o “Mapa da alimentação brasileira, dentro e fora de casa”, de Globo e MindMiners, 62% dos consumidores se interessam em saber mais quando impactados pela publicidade de algum restaurante, lanchonete ou bar desconhecido. Isso demonstra o grande potencial de conversão da mídia para seu negócio.
Histórias que você precisa conhecer no setor de alimentação:
- a churrascaria que soube aproveitar a hora certa para anunciar;
- a pizzaria que buscou a credibilidade da mídia tradicional;
- a franquia que apostou na rádio para o crescimento do negócio;
- a rede de chocolates que teve sucesso também no varejo alimentício.
Conheça mais de perto esses cases de sucesso com a explicação a seguir.
Quatro vezes que a NSC ajudou a fortalecer marcas no setor de alimentação
1) Churrascaria Tiefensee
A Churrascaria Tiefensee, de Blumenau, foi estratégica na escolha da mídia. A marca aproveitou-se do fato de que a rádio alcança um pico de audiência logo antes do horário do almoço, como indica a Kantar IBOPE Media. Esse é um ótimo momento para as marcas de alimentação impactarem o público.
Priscila Tiefensee, gerente do estabelecimento, é também ouvinte da Atlântida Blumenau e sabe muito bem disso. Então, quando o negócio precisou atrair novos clientes, a gestora tinha confiança de que a presença na rádio seria positiva. E foi.
— É visível a melhora no nosso movimento. Para mim está sendo maravilhoso! — garantiu a gerente.
Leia também: 5 motivos para anunciar na Rádio Atlântida em Santa Catarina

A gerente da Churrascaria Tiefensee passou de ouvinte a anunciante. (Foto via Freepik)
2) Pizzaria do Nêne
A Pizzaria do Nêne escolheu a mesma estratégia de anunciar na rádio logo antes do almoço, aproveitando-se do amplo alcance da Atlântida na Grande Florianópolis. Os dados da Kantar IBOPE Media mostram que a emissora tem uma audiência de mais de 302 mil ouvintes por mês na região, sendo mais de 16,2 mil ouvintes por minuto.
Mas a pizzaria tem um desafio próprio. Enquanto a Churrascaria Tiefensee existe desde 1940, o empreendimento de Janaína Passos dos Santos abriu em 2020. Portanto, ainda tem certo caminho a percorrer no objetivo de tornar-se referência em pizza de estilo napolitano na capital catarinense.
Além do alcance de audiência, a rádio tem contribuído com credibilidade para fortalecer a marca. Isso porque as mídias tradicionais, assim como a televisão e os portais de notícias, têm a mais elevada confiança do público. A presença nesses meios agrega valor à comunicação do negócio.
3) El Patrón
As duas histórias anteriores já mostram como a presença na rádio pode contribuir para os objetivos da empresa tanto no curto prazo quanto no longo prazo. O exemplo do El Patrón, rede de comida mexicana com sete unidades em Santa Catarina e uma em São Paulo, reforça que a mídia não deve ser usada apenas visando a resultados imediatos.
Os empreendedores por trás do negócio procuraram a NSC para dar mais visibilidade à franquia, fortalecendo os planos de expansão da rede. E foi justamente por meio do Negócios SC que eles descobriram a possibilidade de anunciar na Atlântida.
— Lá a gente encontrou uma plataforma onde conseguiu se comunicar com o nosso público e atingir os resultados que esperava dentro do horário que a gente estava buscando anunciar — comentou Bruno Estevam Ramos, sócio do El Patrón.
Mas é claro que a Atlântida, com o tamanho da audiência que já comentamos, também traz resultados no curto prazo. A rede de restaurantes mexicanos percebeu um aumento da procura logo na veiculação dos anúncios.
4) Chocolate Lugano
O case de sucesso da Lugano é um pouco diferente dos demais. Primeiro, porque usou a televisão, em vez da rádio. Segundo, porque a marca posiciona-se no varejo alimentício, e não no segmento de bares e restaurantes como as demais.
No caso da Lugano, vale destacar alguns dados específicos sobre a influência da TV no setor de alimentação. Como aponta a pesquisa de Globo e MindMiners: 86% dos consumidores sentem-se influenciados após ver a publicidade na TV e 68% buscam informações na internet sobre as marcas anunciadas.
Não à toa, a marca teve um ótimo resultado ao fazer uma ação especial para as vendas de Páscoa, ainda mais com a visibilidade da NSC TV, que é líder de audiência em Santa Catarina para a Kantar IBOPE Media.
— Conseguimos sim ver que o investimento valeu muito a pena! Os objetivos foram alcançados — comemorou Virginia Hepp, sócia da loja Lugano em Florianópolis.
Leia também: Brasileiros veem mais de 5 horas de televisão por dia
Por que anunciar sua marca na NSC?
Se ainda tem dúvidas, aqui está um resumo das principais informações trazidas no conteúdo.
Por que o setor de alimentação deve anunciar na mídia tradicional?
Meios como televisão e rádio oferecem não só visibilidade, mas um alcance qualificado do público. Isso porque têm maior confiança dos telespectadores e ouvintes, o que gera mais credibilidade e interesse para a mensagem da marca.
O que os cases de sucesso com a NSC podem ensinar?
É possível ser estratégico com o investimento em mídia, trabalhar objetivos tanto de curto prazo quanto de longo prazo e, o melhor de tudo, ter um ótimo retorno para o negócio.
Como descobrir qual é a mídia ideal para sua estratégia?
A NSC tem uma ferramenta inteligente para ajudar no seu planejamento. Experimente o Simulador de Campanha e descubra uma sugestão de mídia personalizada para sua marca.