O uso da internet, redes sociais e mídia no Brasil em 2024

26/03/2024

Comunicação

O uso da internet, redes sociais e mídia no Brasil em 2024

O Brasil está cada vez mais conectado. Tanto o número de internautas brasileiros quanto o de usuários de redes sociais cresceram em 2024. Isso é o que revela o relatório Digital 2024: Brazil, produzido por We Are Social e Meltwater.

Além desse crescimento geral do uso da internet no País, é interessante para as marcas saberem o comportamento dos brasileiros em cada canal. Assim, elas podem conectar-se melhor com o público on-line. É justamente sobre isso que falaremos adiante.

Destaques do uso da internet no Brasil em 2024:

Descubra mais dados sobre o assunto e aproveite a análise do Negócios SC.

Principais dados sobre o uso da internet no Brasil em 2024

Os números reunidos por We Are Social e Meltwater indicam que o Brasil tem 187,9 milhões de internautas em 2024. Isso representa 86,6% da população total do País. Inclusive, o percentual é mais alto que a média sul-americana, de 82,5%.

Enquanto a população brasileira cresceu 6,4% em uma década, a quantidade de usuários de internet subiu 58% no mesmo período.

Hoje, os brasileiros conectados passam 9 horas e 13 minutos por dia na internet, em média. A maior parte desse tempo (57,6%) é gasto em smartphones.

Ainda mais importante é saber como os internautas usam esse tempo. E as redes sociais ocupam um lugar de destaque na resposta.

Sites e aplicativos que os brasileiros conectados mais acessam:

Depois aparecem serviços de entretenimento e mídia, plataformas de mobilidade urbana, serviços bancários, entre outros.

Por outro lado, se formos analisar o porquê do uso da internet no Brasil, percebemos a importância que o conteúdo e a informação têm na vida dos brasileiros.

Por que os brasileiros usam a internet?

Educação, ideias para viagem, pesquisas de saúde, negócios, jogos e outros motivos também foram mencionados pelos internautas no País.

Perceba com isso as oportunidades para as empresas. Em primeiro lugar, há uma oportunidade direta, já que sete em cada dez brasileiros conectados pesquisam produtos e marcas on-line.

Além disso, há uma oportunidade indireta toda vez que alguém usa a internet para buscar ideias e inspirações, ou quando acessa um portal de notícias como o NSC Total ou o G1 SC. Tais momentos oferecem uma excelente ocasião para posicionar e contextualizar os negócios dentro dos interesses do público.

Leia também: Branded content: o que é e por que fazer com a NSC?

Navegação móvel lidera tempo gasto com internet no Brasil. (Foto via Freepik)

O papel das redes sociais na vida dos brasileiros

Como vimos, as redes sociais ocupam um lugar privilegiado no uso da internet pelos brasileiros. Não à toa, são 144 milhões de usuários no País, 1,4% a mais que em 2023. Isso representa 66,3% do total da população.

Só nas redes sociais, o público nacional passa 3 horas e 37 minutos por dia, em média.

Também dentro das redes sociais percebe-se o enorme potencial do conteúdo on-line para as marcas. Como informa o relatório, 42,3% dos usuários dessas plataformas as utilizam para encontrar produtos visando à compra.

O Instagram destaca-se como a rede social favorita para 35,9% dos brasileiros. Em seguida, vêm o WhatsApp (33,6%), TikTok (8%), Facebook (7,7%) e as demais.

Mas as marcas não podem perder de vista as outras redes sociais na estratégia de marketing digital. Afinal, cada uma tem uma vantagem própria. Por exemplo:

Por isso é tão importante saber escolher as redes certas para sua marca. É preciso selecionar aquelas que fazem sentido para seu negócio, dentro dos seus objetivos específicos.

Para completar, este é o alcance potencial das redes sociais no Brasil em 2024:

Leia também: Conheça os conteúdos favoritos dos brasileiros no Instagram

O consumo de mídia na internet e fora dela

Ainda falando em oportunidades para marcas, o relatório Digital 2024: Brazil oferece dados relevantes sobre o consumo de mídia.

Começando pela internet, os números indicam que 96,4% dos brasileiros conectados com idades de 16 a 64 anos assistiram a vídeos on-line. Já a música se fez presente na vida de 63% dos internautas no País.

Mas o consumo de conteúdo nas plataformas de vídeo e áudio, ou até mesmo nas redes sociais, não diminui a relevância das mídias tradicionais no Brasil. Como prova disso, o portal de notícias Globo.com é o quarto site mais acessado pelos brasileiros. Foi 1,17 bilhão de visitas entre setembro e novembro de 2023, conforme aponta a Semrush.

Nem podemos ignorar o fato de que 92,9% das pessoas no País veem televisão linear. Ou que a rádio alcance 80% da população nas regiões metropolitanas do Brasil, segundo a Kantar IBOPE Media. Portanto, ter uma estratégia digital é importante, mas não só. Há muito mais além do uso da internet na rotina dos brasileiros.

Leia também: Veja duas ótimas oportunidades para seu marketing digital

Resumo do uso de internet no Brasil em 2024

Aqui estão algumas respostas sobre a relação dos brasileiros com o meio virtual.

Qual é o número de brasileiros na internet?

De acordo com We Are Social e Meltwater, existem 187,9 milhões de brasileiros conectados em 2024. Ou 86,6% da população total.

Quanto tempo os brasileiros passam na internet?

Os internautas no Brasil passam on-line 9 horas e 13 minutos por dia, em média, sendo 3 horas e 37 minutos apenas nas redes sociais.

Quantas pessoas no Brasil têm redes sociais?

Existem 144 milhões de usuários de redes no País. Isso quer dizer 66,3% da população.

Por que investir na presença da marca na internet?

Pesquisar produtos e marcas é uma das principais razões para os brasileiros se conectarem. Há nisso ótimas possibilidades para os negócios.

Entenda agora como a NSC pode ajudar sua marca na internet — e fora dela — baixando o guia One Stop Shop NSC. Nele você verá todas as soluções da empresa líder em comunicação em Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui