As principais tendências de customer experience em 2024

15/02/2024

Vendas

As principais tendências de customer experience em 2024

A experiência do cliente precisa estar no centro das estratégias de negócio. Essa foi uma das lições do Retail’s Big Show 2024, o maior evento de varejo do mundo, e é ainda mais verdadeira para a área de customer experience (CX)

Neste ano, grandes tendências de CX estão ajudando a transformar e aprimorar a relação entre marcas e consumidores. O relatório da Zendesk “CX Trends 2024” agrupa essas transformações em três áreas:

Sem surpresa alguma, a inteligência artificial é uma das principais tendências de customer experience em 2024. Os próprios consumidores estão cientes disso, já que 70% do público acredita que a IA tornou-se uma parte moderna do atendimento ao cliente. Acompanhe outros destaques com o Negócios SC!

IA e experiências inteligentes são tendências de customer experience

O potencial da inteligência artificial generativa não passou despercebido pela área de CX. A habilidade de ter conversas mais naturais com o consumidor vai proporcionar uma jornada mais humanizada, mesmo que por meio da máquina, segundo a Zendesk. Tanto que o relatório indica que sete em cada dez líderes de customer experience planejam integrar essa tecnologia em muitos pontos de contato nos próximos dois anos.

Essa parece ser a resposta a uma dúvida de longa data do setor de atendimento ao cliente: como escalar o serviço sem perder a proximidade e o toque humano?

Uma das principais utilidades para a IA generativa em CX é o suporte ao cliente por meio de chat. De acordo com o “CX Trends 2024”, 57% das lideranças da área antecipam que a tecnologia influenciará fortemente esse canal de relacionamento com o consumidor.

Isso deve melhorar a percepção do público em relação aos chatbots. Até então, eles são mais bem avaliados em tarefas simples, como responder a perguntas básicas, função na qual 65% dos consumidores acreditam que os bots sejam bons. Mas apenas 47% dizem que os robôs têm habilidade de conduzir uma conversa natural ou apresentar empatia.

No entanto, há um enorme desafio na área de customer experience: a relação entre a inteligência artificial e os agentes humanos. Embora três em cada quatro líderes percebam a IA não como uma substituição ao atendimento feito por pessoas, mas como um suporte para ampliar o desempenho, os atendentes veem a tecnologia com preocupação. Até porque somente 34% desses profissionais entendem a estratégia de IA usada no seu setor.

O que pode ajudar nesse sentido? Os próprios agentes revelam o que melhoraria o desempenho deles: 65% desejam receber mais treinamento. Além disso, querem mais facilidade de uso das ferramentas de IA e uma visualização simples das interações do cliente em todos os canais. Na jornada de compra omnichannel, isso é realmente essencial.

Leia também: Inteligência artificial na mídia: 5 tendências para 2024

Os chatbots estão evoluindo com a inteligência artificial generativa. (Foto via Freepik)

Segurança de dados é fundamental para a experiência do cliente

Trabalhar com inteligência artificial requer a análise de um grande volume de dados e isso, por sua vez, exige um enorme cuidado com a segurança dos usuários. Não à toa, 83% das lideranças de CX dizem que a proteção de dados e a cibersegurança são prioridades de suas estratégias.

Porém, quanto maior a empresa, maior o risco de ataque cibernético. Nas organizações com mais de 5 mil colaboradores, por exemplo, 64% delas sofreram algum tipo de violação de dados no ano anterior. Daí a importância da criptografia e da procura por parceiros externos com expertise em desenvolver a privacidade de dados nos negócios e, especificamente, nas operações envolvendo informações sensíveis do consumidor.

O relatório de tendências de customer experience da Zendesk ainda aponta que a proteção de dados tem um papel fundamental nas vendas. Ele diz que sete em cada dez consumidores não comprarão de uma empresa que consideram ter medidas de segurança insatisfatórias.

Leia também: Saiba o que são tecnologias de aprimoramento de privacidade

Experiências imersivas no e-commerce

No varejo on-line, o atendimento ao consumidor e as vendas estão cada vez mais próximos. A área de CX deixa assim de ser algo posterior à jornada de compra e vira uma linha de frente do negócio.

Isso porque o consumidor procura uma compra mais imersiva no e-commerce, com a proximidade e a emoção que ele pode encontrar na loja física. A partir daí então vão surgindo recursos como o live commerce e o comércio conversacional como resposta a essa demanda.

No entanto, o relatório de tendências de customer experience liga o alerta: apenas 33% das empresas já utilizam o comércio conversacional nos negócios. Outras 56% pretendem investir nessa área ainda em 2024. Além disso, 63% planejam aumentar o investimento em compras ao vivo pela internet.

Quer saber mais sobre o papel da evolução tecnológica no seu negócio? Descubra cinco previsões e tendências de tecnologia para 2024.

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